O apreciador de Metal e Rock tem uma relação muito íntima com o que ouve e acaba se interessando não apenas pela sonoridade, mas também por toda a cultura envolvendo suas bandas e artistas favoritos. Uma das ramificações que envolvem o nicho e, muitas vezes, estão diretamente ligadas a proposta de cada grupo é, sem dúvida, o aspecto visual dos materiais físicos. E isto é algo ao qual o headbanger sente muita afeição.
Entramos então em um dos pontos mais marcantes e importantes para um amante de Rock & Metal que se preze. Seja ele um iniciante ou veterano, as artes que estampam as capas dos álbuns funcionam quase como uma fixação.
Nos primeiros contatos com a música pesada, a arte na capa dos registros é um fator primordial para aguçar a curiosidade do ouvinte. Quantos não iniciaram por que viram as capas do Iron Maiden com o mascote Eddie em centenas de situações criadas pela mente brilhante de Derrick Riggs? Quantos não se deslumbraram pelas capas do Blind Guardian assinadas por Andreas Marschall? Algumas bandas de Thrash Metal ganharam quase que uma assinatura própria por conta do talento de Ed Repka. Os exemplos são inúmeros…
O fato é que para muitos jovens ouvintes, o que se encontra no interior dos discos (e agora me refiro ao conteúdo musical de fato), jamais chegaria a essas pessoas se um primeiro impacto não tivesse sido causado de forma acertada.
Desde a época do LP, onde garimpar um ótimo álbum nas lojas de discos era algo quase ritualístico, até chegarmos ao uso das ferramentas digitais que temos nas últimas décadas, uma arte chamativa sempre aguçou a curiosidade das pessoas em conferir o que mais determinado registro tem além da capa bonita.
Neste novo quadro, iremos nos aprofundar um pouco no trabalho de alguns do artistas importantes no desenvolvimento da arte no Metal e, é claro, vamos nos maravilhar com algumas de suas obras mais importantes.
Artista: Eliran Kantor
Nascido em 13 de setembro de 1984, de nacionalidade israelense e alemã, sem sombra de dúvida, Eliram Kantor é um dos artistas plásticos mais requisitados, respeitados e atarefados da atualidade. O trabalho do sr. Kantor tem sido um dos mais reconhecidos e genuínos no meio do Metal pelo menos nos últimos dez anos. Fechando parcerias com algumas das bandas mais aclamadas, tanto veteranas quanto as da nova safra, a extensa lista de nomes no corrículo do rapaz conta com medalhões do porte de Sodom, Soulfy, Incantation, Satan, Havok, Krisiun, Hate Eternal e, é claro, o Testament.
A arte criada para o álbum “Dark Roots Of Earth” de 2012 foi um verdadeiro divisor de águas na carreira do artista, dando notoriedade suficiente para que Eliran se tornasse um profissional altamente requisitado. Além disso, o Testament gostou tanto do resultado que as artes dos registros posteriores também são dele. Esta é uma das melhores parcerias do momento entre banda e artista.
Abaixo estão apenas algumas das principais capas desenhadas por Eliran:
É claro que não poderíamos deixar de citar a fantástica e nostálgica arte do último registro homônimo dos alemães do Helloween, trazendo alguns dos elementos mais marcantes dos álbuns, “Walls Of Jericho”, “Keeper Of Seven Keys parts I e II”, “Master Of The Rings“, e “The Time Of The Oath“. Nesta arte em específico, o trabalho buscou trazer um significado muito distinto, levando em consideração a reunião que ocorreu com os antigos membros retornando a banda. A pintura final consegue homenagear todas as fases da discografia e também os artistas responsáveis pelas capas anteriores.
Sem dúvida, ainda veremos o trabalho de Eliran Kantor em muitos registros de Heavy Metal. E é justamente isso que a gente espera!