Nesta data, 15 de fevereiro de 1974, há exatos 50 anos, a banda britânica de Hard Rock, Deep Purple, lançava seu oitavo full lenght, “Burn”, pelo selo EMI / PURPLE. A produção ficou por conta, mais uma vez, de Martin Birch.
Logo após as saídas de Ian Gillan e Roger Glover, eles foram substituídos por David Coverdale e Glenn Hughes, formando o line-up batizado como Mark III.
Com essa nova formação, Deep Purple lançou dois discos em 1974, “Burn” e “Stormbringer”. Ritchie Blackmore saiu e foi substituído pelo saudoso Tommy Bolin e “Come Taste The Band” foi lançado, quase em seguida, em 1975.
Porém, pouco tempo depois, a banda anunciou o encerramento de suas atividades. No entanto, o hiato permaneceu até 1984, chegando ao fim com o lançamento do clássico “Perfect Strangers”, registro que marcou o retorno da Mark II, com Ian Gillan e Roger Glover.
Nesse hiato do Deep Purple, Ritchie Blackmore formou sua própria banda, Rainbow, gravando sete álbuns. Enquanto, David Coverdale, por sua vez, fundou o Whitesnake e se encontra em seu vitorioso projeto até o presente.
A fim de comemorar os 50 anos do clássico “Burn”, ouça o álbum na íntegra, através do link abaixo:
Clique no link abaixo, a fim de ler a nossa resenha para o clássico “Burn”:
Integrantes:
- Ritchie Blackmore (guitarra)
- David Coverdale (vocal)
- Glenn Hughes ( vocal, baixo)
- Jon Lord (teclado)
- Ian Paice (bateria)
Faixas:
- 1.”Burn”
- 2.”Might Just Take Your Life”
- 3.”Lay Down, Stay Down”
- 4.”Sail Away”
- 5.”You Fool No One”
- 6.”What’s Goin’ On Here”
- 7.”Mistreated”
- 8.”A’200″