Quem viveu os anos 90, certamente, não se esquece do sucesso avassalador que o Alice In Chains fez. Álbuns como “Facelift” (1990) e, principalmente, “Dirt” (1992), trouxeram clássicos icônicos como “Man In The Box”, “Bleed The Freak”, “Them Bones”, “Would?”, “Angry Chair” e “Rooster”.
Apesar de frequentemente serem colocados no mesmo caldeirão das demais bandas Grunge, a musicalidade produzida por Jerry Cantrell,
Layne Staley e seus comparsas, transpassou o rótulo. O simplismo musical de nomes como Nirvana, Peal Jam e outras simplesmente não é aplicado ao Alice In Chains.
O Alice In Chains sempre possuiu um flerte muito mais acentuado com o Heavy Metal e muito disso foi devido aos riffs e tipos de composição de Cantrell. Após a morte prematura do vocalista Layne Staley em 2002, o grupo ficou algum tempo em hiato, mas em 2006, ressurgiram. Podemos afirmar que o renascimento se deve a chegada do cantor William DuVall, e à partir e então, recomeçaram uma rotina de shows e lançamentos.
A era DuVall
Com DuVall na banda, apresentaram os álbuns “Black Gives Way To Blue” (2009), “The Devil Put Dinosaurs Here” (2013) e “Rainier Fog” (2018). No entanto, já são alguns bons anos sem qualquer indício de músicas novas e somente um show ao vivo desde 2023.
O mentor da banda, Jerry Cantrell, está se mantendo ocupado lançando álbuns solo, os dois últimos foram “Brighten” (2021) e “I Want Blood” (2024). E apesar de serem ótimos discos, os fãs estão se perguntando:
“mas e o Alice In Chains?”
Bem, 2025 parece ser uma nova retomada da banda, já que estão confirmados em alguns festivais no mês de maio. Eles tocarão no MMRBQ em N. Jersey (10 de maio), Sonic Temple em Ohio (11 de maio) e Welcome To Rockville na Flórida (16 de maio). Fora isso, o Alice In Chains está marcando algumas datas solo e em 5 de julho, é um dos nomes confirmados para o evento de despedida de Ozzy Osbourne e Black Sabbath.
O vocalista William DuVall, esteve no programa de rádio “Whiplash”, da rádio KLOS, apresentado por Full Metal Jackie, demonstrou empolgação com esta retomada. Questionado sobre internamente como estão as coisas entre os músicos, Duvall disse o seguinte:
“Bem, estamos animados com essas datas que temos em maio. Estamos animados para sair e ver todo mundo de novo. Estamos em contato e nos comunicando regularmente, então teremos que ver o que vem depois de maio. Eu realmente não gostaria de dizer nada mais do que isso. Mas estamos animados com esses shows em maio. Estamos realmente ansiosos por isso.”