Ícone do site Mundo Metal

Angra: Kiko Loureiro relembra criação do hino “Carry On”, “André tinha uma visão muito orquestral para a música”

Reprodução

O Angra, desde o início, carregou consigo a característica identitária de ser uma banda formada por músicos extremamente técnicos e talentosos. Em sua primeira encarnação, ainda com o vocalista André Matos como frontman, o grupo brasileiro acabou obtendo imenso destaque nacional e internacional.

Discos como “Angels Cry”, “Holy Land” e “Fireworks” certamente apresentaram uma quantidade exorbitante de hits radiofônicos, além de composições com alto grau de maturidade e criatividade. Músicas como “Time”, “Nothing To Say”, “Make Believe”, “Lisbon”, assim como “Wings Of Reality” e tantas mais, são até hoje ovacionadas por fãs de Power Metal ao redor do mundo.

Dito isto, é preciso reconhecer que nenhuma canção feita pelo Angra proporcionou um impacto tão grande como o hino “Carry On”. E é interessante pensar que um músico renomado mundialmente como o guitarrista Kiko Loureiro, mesmo depois de ter tocado em um gigante da música pesada como o Megadeth, quando decide compartilhar histórias sobre canções emblemáticas de sua carreira, logo, não pode deixar de mencionar “Carry On”.

Reprodução

Kiko resolveu abrir sua caixa de pandora particular para contar aos fãs algumas peculiaridades sobre algumas músicas que marcaram sua trajetória. Desse modo, ao mencionar “Carry On”, o guitarrista se lembrou que o riff principal da música não foi de sua autoria. Ele disse:

“O riff foi composto por André Matos no piano. André tinha uma visão muito orquestral para a música, inspirada em Mozart, e criou aquela sequência rítmica que lembra sinfonias clássicas. Depois adaptamos para violão e a introdução se tornou uma das partes mais memoráveis ​​da música. É curioso porque, embora seja um riff famoso na guitarra, ele nasceu todo no piano”

Já sobre o solo principal, Kiko relembrou:

“Foi um dos primeiros solos que gravei profissionalmente. Lembro que foi o último solo gravado para o álbum. Na época, estávamos em Hamburgo, no estúdio de Charlie Bauerfeind, e já tínhamos feito todas as bases e solos. Só o André teve que gravar os vocais. Como tínhamos alguns dias livres, fui mochilar pela Europa, visitando a Itália e a França. Quando voltei para Hanover, só faltava o solo de ‘Carry On’ para fechar o álbum.

Foi meio improvisado, usando um pequeno amplificador e minha guitarra Tagima. Tudo aconteceu em cima da hora, mas de alguma forma, saiu exatamente como deveria. Esse solo tem muita emoção porque reflete aquele momento único em que estávamos finalizando o primeiro álbum do Angra, cheio de sonhos e expectativas.”

Álbum solo e turnê com Marty Friedman

Kiko Loureiro lançou seu mais novo álbum de estúdio, “Theory Of Mind”, no dia 20 de novembro de 2024. O registro é o sexto de sua carreira solo e é todo inspirado na interação entre humanos e a inteligência artificial.

Reprodução/Facebook

Refletindo sobre o conceito por trás do trabalho, Kiko explicou:

“Quando comecei a escrever, senti que estava explorando novas ideias, em vez de seguir um projeto definido. A música é uma forma de revelar camadas ocultas do pensamento e da emoção, e este álbum me levou a territórios inexplorados.

O conceito de ‘Theory Of Mind’ não é novo. É um termo psicológico, desenvolvido inicialmente para descrever a habilidade humana única de reconhecer e interpretar os estados mentais dos outros. Usamos isso todos os dias, muitas vezes de forma inconsciente, para navegar no mundo social, para sentir empatia, para prever o que os outros podem sentir ou pensar. Isso se torna ainda mais profundo quando aplicado àqueles que vivem a vida de maneira diferente, para quem a teoria da mente não é algo natural. Nessas pessoas, as lacunas no entendimento podem ser pontes para formas mais profundas de ver o mundo. Este álbum busca capturar essa complexidade — a luta, a beleza e o desconhecido que surgem ao interpretar as mentes dos outros.”

Loureiro estará promovendo “Theory Of Mind” através de uma turnê em território nacional durante este ano. Sendo assim, durante a “Theory Of Mind Tour”, os fãs poderão conferir a participação especial de ninguém menos que Marty Friedman. Os dois ex-guitarristas do Megadeth tocarão em diversos estados do pais acompanhados por Bruno Valverde (bateria) e Felipe Andreoli (baixo).

Para maiores informações, acesse o site oficial do guitarrista.

Sair da versão mobile