Qualquer menção referente a importância do Black Sabbath para o desenvolvimento do Heavy Metal seria redundante e, ainda sim, não faria jus a grandeza desta verdadeira instituição da música pesada.
O Black Sabbath finalizou suas atividades oficialmente em 4 de Fevereiro de 2017, com um último show sendo realizado em Birmingham, sua cidade Natal. Nesta que seria a última performance do grupo, o baterista Tommy Clufetos tocou na vaga de Bill Ward, o músico original.
Bill Ward, há tempos, não toca com o Sabbath, mas por conta daquela ser uma turnê de despedida, muitos fãs gostariam de vê-lo no palco. Infelizmente, Bill parece não possuir mais condições físicas para segurar um show completo, quanto mais uma turnê inteira com várias datas, viagens e etc.
Em uma entrevista concedida a Eddie Trunk no programa Trunk Nation, o baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, explicou que Ward não foi completamente ignorado. Ele disse:
“Foi ótimo (se referindo a turnê). Quer dizer, sabíamos que fisicamente estava se tornando difícil, especialmente para Tony Iommi, que estava com câncer na época. E ele apenas disse: ‘acho que ainda posso fazer mais uma turnê e isso é tudo que posso entregar’. E então juntamos os dois para finalizar. Todos nós adoraríamos ter Bill Ward conosco, mas Bill é um cara orgulhoso, ele teve problemas cardíacos e tudo mais. E nós dissemos para ele, ‘ei, venha e toque, tipo, três músicas ou algo assim’. E ele disse: ‘não, ou eu faço a coisa toda ou não farei nada’. Então, é justo. Continuamos até o fim e foi isso.”
Geezer foi questionado sobre os comentários mais recentes de Ozzy Osbourne, de que ele adoraria que a formação original do Black Sabbath, incluindo Bill Ward, se reunisse para um último show. Butler revelou o seguinte:
“Sim. Ozzy quer desesperadamente fazer um último show, e é por causa de suas condições de saúde, ele quer desesperadamente fazer um último show da banda Ozzy Osbourne. E ele me disse: ‘eu adoraria que o Sabbath tocasse algumas músicas nesse show, duas ou três músicas, como o último show de todos os tempos’, seria o último show de Ozzy e o último show do Sabbath. E eu disse: ‘sim, estou pronto para isso, definitivamente’. Mas não tenho certeza do que os outros estão fazendo no momento, eu e Ozzy estamos preparados para isso, mas se Tony e Bill fariam isso, eu não sei.”