“Nightfall In Middle-Earth” foi o álbum que realmente popularizou o Blind Guardian, inclusive sendo o primeiro a ser lançado nos Estados Unidos. Como o desempenho foi bom, a Century Media mais tarde se sentiu encorajada a lançar os trabalhos anteriores em 2007.
O sexto álbum de estúdio do grupo alemão de Power Metal foi um sucesso mundial e, dessa forma, trouxe composições que se tornaram verdadeiros hinos da banda. A power ballad “Nightfall”, a diretíssima “Into The Storm”, a épica “Time Stands Still (At the Iron Hill)” e, certamente, a obrigatória “Mirror Mirror”.
O registro é todo inspirado na obra do escritor J. R. R. Tolkien intitulada “The Silmarillion”. “Nightfall In Middle-Earth” também foi o primeiro álbum da carreira do Blind Guardian onde o vocalista Hansi Kursh não toca baixo e Oliver Holzwarth aparece como músico convidado.
Cheio de vinhetas, narrações e climatizações, o trabalho até hoje recebe a alcunha de último registro da era clássica da banda. Em 7 de dezembro de 2024, o grupo tocou no festival Pott Out, que aconteceu em Bochum, Alemanha, e gravou um novo vídeo ao vivo multi-ângulo para o clássico “Mirror Mirror”.
Mesmo após quase 30 anos, a canção segue sendo um dos pontos mais altos do show. Confira: