Ice-T é conhecido dentro da cena Metal por integrar o Body Count e por ter uma participação em um dos álbuns do Black Sabbath, “Forbidden”, lançado no ano de 1995. Ice-T participou da faixa introdutória do disco chamada “The Illusion of Power”. Enquanto o guitarrista do Body Count, Ernie C, assina a produção do álbum.
O vocalista também é conhecido no mundo do Rap, além de possuir um reconhecido histórico dentro das telas do cinema.
Uma das canções mais conhecidas do Body Count atende por “Cop Killer”, sendo portanto, uma das faixas mais polêmicas da banda a qual repercute até os dias de hoje. Muito por conta de sua letra.
Ice-T foi entrevistado pelo The Guardian e foi questionado sobre a faixa “Cop Killer”, música que faz parte do debut autointitulado de 1992 e que vem causando polêmica desde o seu lançamento. Todavia, a ideia era saber se houve algum momento em que o músico estava sentindo o calor ou se questionando sobre o lançamento da música á época.
Ice-T disse:
“Eu nunca me questionei, mas o calor veio quando eles começaram a enviar ameaças de bomba para a Warner Brothers. Eu joguei a pedra; esse é o meu calor. Mas quando outras pessoas podem se machucar, isso é estressante. Mas eu tenho uma notícia para as pessoas: qualquer um que pense que controvérsia é uma forma de ganhar dinheiro, não é. Você recebe muita repercussão, mas agora precisa de advogados. Então não diga algo estúpido e depois volte atrás. Se você vai dizer algo, fique firme.”
Ice-T e a mensagem de “Cop Killer”
Voltando no tempo, mais precisamente quatro anos atrás, Ice-T foi questionado pelo Washington Post se as pessoas de hoje entenderão a mensagem contida na canção. Afinal, os dizeres pareciam estar mais aflorados atualmente.
O vocalista do Body Count explicou:
“Era uma música sobre alguém que, em um momento como esse, ficou tão bravo que foi atrás dos policiais. Não queremos esse cara. Mas muitas vezes você avisa as pessoas dizendo que isso pode acontecer. Eu nunca matei nenhum policial. Já escrevi músicas melhores que são mais condizentes com o que acredito hoje. Eu era um pouco mais radical naquela época. ‘No Lives Matter’ aborda meus sentimentos neste momento. Você tem que lembrar, o Ice de [32] anos atrás é diferente do Ice de [agora com 66] anos.”
Em suma, “Cop Killer” segue com seu papel de provocar e causar diversos questionamentos sobre a mesma e também sobre quem a compôs. Além do mais, a mensagem parece estar mais forte do que nunca, principalmente com relação aos casos envolvendo policiais nos EUA.
De acordo com a Billboard, “Cop Killer” não está disponível em nenhum dos serviços de streaming, incluindo Spotify, Apple Music e Amazon Music. Além disso, também não aparece à venda como download do iTunes ou um novo CD.
Ernie Cunnigan, guitarrista do Body Count e mais conhecido pela alcunha Ernie C, se manifestou a respeito desse caso:
“Deveria estar lá. Deveria estar lá. Alguns desses garotos que estão lá fora [protestando], eles têm 30, 31 anos — eles eram recém-nascidos quando isso estava acontecendo. O que falamos há 30 anos, ainda estamos falando.”
O desfecho atual de “Cop Killer”
Contudo, “Cop Killer” foi aparentemente removida de versões posteriores do álbum de estreia. O pedido veio do próprio Ice-T depois que acionistas da Warner Brothers, gravadora que lançou o disco, ameaçaram sair da empresa. Entretanto, os membros do Body Count também foram ameaçados de prisão se tocassem a música ao vivo.
Ice-T disse à época que a preocupação com o bem-estar das equipes da Warner Bros. Records e da Sire Records, que ele disse terem recebido ameaças de morte de policiais como resultado da distribuição da música, também o motivou a retirar “Cop Killer”.
Portanto, como parte do acordo para remover a faixa, a Warner deu a Ice-T os masters de “Body Count”. Ou seja, a faixa esteve provocando tantas ameaças que o melhor foi retirá-la de catálogo. Entretanto, a mensagem continua e Ice-T nunca voltou atrás quanto aos dizeres em “Cop Killer”, embora justifique sendo apenas um trabalho musical e que nunca esteve envolvido com crime policial, só para exemplificar.
“I got my black shirt on
I got my black gloves on
I got my ski mask on
This shit’s been too long
I got my twelve gauge sawed-off
I got my headlights turned off
I’m ‘bout to bust some shots off
I’m ‘bout to dust some cops off
I’m a cop killer, better you than me”