Lançado em 1º de outubro de 1979, “Lovehunter” é o segundo álbum da rica discografia de uma das bandas mais importantes do Hard Rock, Whitesnake.
Liderado pelo carismático e competente David Coverdale, a banda figurou nas paradas mundiais com trabalhos relevantes, colecionando sucesso e prestígio, durante mais de quatro décadas.

“Lovehunter” trazia consigo a responsabilidade de manter e elevar o nome da banda aos quatro cantos do mundo, haja visto que “Trouble”, disco oficial de estreia editado em outubro do ano anterior fora bem recebido em países como Japão e em sua terra natal, o Reino Unido.
No entanto, antes de mergulhar nas melodias importantes de nosso anfitrião, é preciso dizer que a banda conseguiu cumprir sua missão repetindo o mesmo sucesso de seu antecessor nos países supracitados, atingindo posições importantes e atingindo números de vendas expressivos.
Line-up 70’s
Lançado na época em que “CD” era algo totalmente inimaginável, o disco composto por “lado A” e “lado B”, contém 10 faixas inéditas divididas em pouco menos de 45 minutos de duração, além disso, apresenta o belo encontro entre o Hard e o Classic Rock, em um trabalho que não por acaso tornou-se um dos clássicos absolutos do (na época) sexteto inglês.
Formado por David Coverdale (vocais), Micky Moody (guitarras), Neil Murray (baixo), Bernie Marsden (guitarras), Jon Lord (teclado) e Dave Dowle (bateria).
Produzido pelo renomado Martin Birch, responsável por trabalhos ao lado de grupos como Fleetwood Mac, Deep Purple, Rainbow, Black Sabbath, Iron Maiden, dentre outros, o disco traz a arte genial de sua capa, criada e idealizada por Christos “Chris” Achilléos, ilustrador e criador de trabalhos brilhantes voltados ao mundo das HQ’S e da fantasia. Só para exemplificar, Conan, O Bárbaro, Blade Runner, Willow na Terra da Magia, Medusa, Star Trek, Doctor Who, dentre outros fazem parte de seus grandes feitos.
Enfim, é hora de mergulhar na sonoridade grandiosa de um dos trabalhos brilhante de Mr. David Coverdale e sua trupe, “Lovehunter”
Portanto, vem comigo!
A primeira trinca tem início com a grudenta “Long Way From Home”, canção/single que ganhou videoclipe “simples”, onde a banda aparece tocando dividindo um pequeno espaço entre os músicos, destacando os trabalhos geniais de baixo, teclados, backing vocals e as linhas de guitarras cujo solo nos remete aos americanos do Boston.
Em seguida, “Walking in The Shadow Of The Blues”, uma das mais belas canções da banda é a responsável por envolver o ouvinte com suas guitarras geniais conduzidas pela dupla Moody & Marsden em um momento a la Ritchie Blackmore (Deep Purple, Rainbow) em mais um solo espetacular.
O primeiro “ato” tem seu encerramento com “Help Me Thro’ The Day” e sua levada Bluesy, flertando também com o R & B.
Fechando o Lado A
Embora a melodia de “Medicine Man” apresente uma evidente similaridade musical com “Walking In The Shadows Of The Blues”, tenho aqui uma canção com clara influências de Deep Purple e Rainbow, em especial os primeiros acordes de guitarras que num breve momento remete o ouvinte a belíssima “Man On The Silver Mountain”.
Decerto, com suas guitarras a la Joe Perry (Aerosmith), “You’n’Me” traz consigo a missão de fechar em alto estilo o lado A do disco, e o faz muito bem.

Lado B
Logo após “You’n’Me” é hora de “virar o disco” e mergulhar nas melodias aceleradas de “Mean Business”, canção que provavelmente tenha servido de influência (e referência) para o que viria a ser no futuro o estilo conhecido como Power Metal, embora a parte instrumental e suas levadas nos traga a mente “Highway Star” do Deep Purple. Ao propósito, temos aqui mais um momento espetacular de Jon Lord e seus teclados.
Abram alas para “Lovehunter”, faixa título e suas influências com a Disco Music e com grupos de R&B que dominaram boa parte dos anos 70.
Aqui, faz-se necessário um parêntese:
Inegavelmente, dos vários músicos que passariam futuramente pela banda, poucos se comparam a Bernie Marsden, dono de talento ímpar e inquestionável. Contudo, este talento fica visível especialmente em “Lovehunter”, um dos grandes momentos de sua carreira.
Ainda sobre a faixa título:
Traçando paralelo e comparando melodias musicais, é possível dizer que “Slow’an Easy”, canção gravada no álbum “Slide It In” é uma extensão de “LovehHunter“, principalmente, por suas melodias iniciais.
Em sua reta final, “Outlaw” é mais um momento grandioso do disco, cheio de referências que vão de Uriah Heep, passando por Foreigner, Ted Nugent, Montrose e Boston.
Traduzindo, temos aqui uma daquelas canções repletas de boas referências ao Classic Rock, estendida principalmente em “Rock’n’Roll Women”, composição com uma levada voltada aos 60/70 direcionando o ouvinte aos trabalhos de artistas como The Who, ZZ Top, Lynyrd Skynyrd, Geordie, Slade e Sweet.
Além dos trabalhos excepcionais de Neil Murray (ouça a forma como as linhas de baixo são tocadas), os destaques para as guitarras que trazem referências musicais aos anos 60, em especial ao que fizeram nomes como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, The Hollies, Little Richards, dentre outros.
O fantástico encerramento com “We Wish You Well”
Enfim, o encerramento em alto estilo acontece com a breve e suave “We Wish You Well”, em um momento quase intimista de David Coverdale, fechando com maestria o lado B desta pérola.
Sobre o desempenho de “Lovehunter”:
- *Na época de seu lançamento, o álbum atingiu a 29a posição no Reino Unido e a 194a posição no Japão.
- *“Long Way from Home” (o single) atingiu a 55a posição nas paradas musicais do Reino Unido.
Sobre Bernie Marsden:
*Nascido em 07 de maio de 1951 em Buckingham, Buckinghamshire (Inglaterra), formou sua primeira banda batizada de Skinny Cat aos 17 anos de idade.
*Em sua trajetória de sucesso, integrou grupos como UFO, Cozy Powell’s Hammer, banda do baterista Cozy Powell, Alaska, The Company Of The Snake, The Snake, M3, The Little House Band, etc.
*Ao lado do Whitesnake, Bernie gravou sete discos no período de 1978 a 1982.
*Além de seus trabalhos como excelente guitarrista, Bernie contribuiu com inúmeras composições ao lado de David Coverdale e Micky Moody.
*Das dez faixas que compõem “Lovehunter”, Bernie contibuiu com cinco delas.
*Bernie Marsden faleceu no dia 24 de agosto de 2023 aos 72 anos de idade.

Integrantes:
- David Coverdale (vocal)
- Micky Moody (guitarra, vocal)
- Bernie Marsden (guitarra, vocal) R.I.P
- Neil Murray (baixo)
- Dave Dowle (bateria)
- Jon Lord (teclado) R.I.P
Faixas:
- 1.”Long Way from Home”
- 2.”Walking in the Shadow of the Blues”
- 3.”Help Me Thro’the Day”
- 4.”Medicine Man”
- 5.”You’n’Me”
- 6.”Mean Business”
- 7.”Love Hunter”
- 8.”Outlaw”
- 9.”Rock’n’Roll Women”
- 10.”We Wish You Well”
Redigido por: Geovani “Shamangra” Vieira