Ícone do site Mundo Metal

Fear Factory: “Se a I.A se tornar tão poderosa quanto o cérebro humano, provavelmente enfrentaremos um profundo momento de ajuste de contas”, diz Dino Cazares

Fear Factory: "Se a I.A se tornar tão poderosa quanto o cérebro humano, provavelmente enfrentaremos um profundo momento de ajuste de contas", diz Dino Cazares

Dino Cazares (Image credit: Stephanie Cabral)

Dino Cazares, (Fear Factory, Asesino, Divine Heresy, Brujeria), propôs aos fãs uma reflexão sobre a Inteligência Artificial em uma postagem no X, onde disse:

“A linha entre humano e máquina está se confundindo. Como podemos navegar pela confiança em um mundo onde os limites entre o real e o artificial não são mais claros? As pessoas se apegaram ou se tornaram dependentes de sistemas de IA e não percebem isso.

Dentro de 10 anos, se a IA se tornar tão poderosa quanto o cérebro humano, provavelmente enfrentaremos um profundo momento de ajuste de contas — e do que significa ser humano. O que você acha disso? Animado, cauteloso, os dois?”

Em uma entrevista para Graspop Metal Meeting no ano passado, Cazares falou sobre o tema, e, embora ele tenha demonstrado otimismo com o avanço da I.A, ele admitiu que essa tecnologia disruptiva poderá promover mudanças significativas, e que isso pode ser assustador:

“Bem, nós meio que sabíamos que coisas assim iriam mudar eventualmente. E espero estar vivo o suficiente para realmente ver androides conosco e ver como isso funciona. Porque usamos a tecnologia há muito tempo para melhorar nossas vidas. Acho que o próximo passo seriam esses pequenos nanorrobôs que eles injetariam no sangue e seriam capazes de combater o câncer e ajudar a limpar o fígado e coisas do tipo. Acho que isso seria o próximo avanço que seria realmente útil para nós, humanos. Mas como a IA e como ela está mudando muitas coisas, isso pode ser realmente assustador. Haverá muitas mudanças chegando e as pessoas precisam estar preparadas para isso.”

Sair da versão mobile