O Flotsam And Jetsam é um dos nomes considerados cult dentro do cenário Thrash Metal norte americano. O grupo apareceu com muita força no final dos anos 80, lançou dois belíssimos discos e, inclusive, cedeu seu baixista (Jason Newsted) ao Metallica após o falecimento de Cliff Burton em um acidente.
A banda americana segue até os dias de hoje lançando álbuns e, principalmente, os mais recentes tem chamado novamente a atenção do público headbanger. Os registros estão cada vez melhores, mantendo um nível alto e, com isso, o grupo começa a escalonar o competitivo mercado da música pesada.
O último trabalho, “I Am The Weapon” foi lançado dia 13 de setembro via AFM/Believe e, com isso, os integrantes tem concedido diversas entrevistas interessantes. Em uma aparição recente no programa de rádio Larry Mac, da 96.1 KLPX, o vocalista Eric “A.K.” Knutson, falou um pouco sobre as turnês que a banda tem feito. Eric contou:
“A turnê com KING DIAMOND foi incrível. Foi muito divertido. As três turnês mundiais com o MEGADETH em que estivemos foram incríveis. Fizemos aquela com MEGADETH, KORN, nós e FEAR FACTORY, e foram grandes galpões por todos os EUA. Isso foi muito divertido. A primeira turnê européia do MEGADETH foi muito divertida. Já saímos com algumas bandas boas e fizemos turnês europeias com o OVERKILL algumas vezes. Isso foi incrível.
Na verdade, algumas das turnês passadas que fizemos, Eu realmente não me lembro, mas foram todas muito divertidas. Vou te contar que um dia estávamos em Louisville e tivemos uma noite de folga, nada para fazer. Então estacionamos atrás de alguns, na verdade, atrás da Louisville Slugger Factory. Estacionamos lá atrás e eu estava entediado. Todo mundo estava sentado, assistindo TV, jogando videogame ou o que quer que fosse, e eu pensei, ‘Vocês são péssimos. Isso não é divertido’.
Então fui dar um passeio. Voltei cerca de uma hora depois e havia de 15 a 20 garotas, luzes piscando por toda parte, música tocando. O ônibus estava coberto, cheio de serpentinas e gente bêbada. E eu pensei, ‘Vocês estavam sendo idiotas quando saí daqui. O que aconteceu?’. Essa é uma daquelas lembranças que nunca esquecerei. só de virar aquela esquina e ver o ônibus. O ônibus estava quase pulando para cima e para baixo na rua porque as músicas estavam tocando muito forte e havia muita gente nele. E ainda não me lembro como eles colocaram todas aquelas pessoas naquela grande festa no meu ônibus, mas eu pensei, ‘Ok, legal. Isso é melhor do que andar por aí e olhar a cidade sozinho.'”
Knutson também falou sobre quais bandas ele ainda gostaria de fazer uma turnê:
“Não me oponho a fazer turnê com ninguém. Há algumas grandes bandas com as quais eu gostaria de fazer uma turnê, qualquer uma das três grandes: METALLICA, IRON MAIDEN ou JUDAS PRIEST. Eu adoraria fazer turnês com qualquer um deles. esses caras. Há algumas bandas que provavelmente não são boas para nós. Você sabe, se lançássemos uma turnê com o SLIPKNOT, as pessoas poderiam nos vaiar para fora do palco porque simplesmente não somos tão pesados quanto eles. SLAYER seria a mesma coisa, mesmo que eles não sejam mais uma banda.
Mas há certas multidões que vão a um show principal para ver aquela atração principal. E se você não está pelo menos no mesmo tipo de música, você se arrisca com as pessoas dizendo: ‘Ah, tanto faz. Vou pegar uma cerveja. Para o inferno com esses caras’.
Então tem que ser alguém tipo… QUEENSRŸCHE seria ótimo. Alguém assim que somos pelo menos um pouco mais pesados, ou pelo menos no mesmo tipo de música. Qualquer uma das antigas bandas dos anos 80 com as quais gostaríamos de fazer uma turnê. OVERKILL foi incrível, o mesmo tipo de público para nós. EXODUS, DEATH ANGEL, fizemos uma turnê com o DEATH ANGEL que foi muito boa. TESTAMENT é sempre uma boa turnê, nós viajamos com eles algumas vezes.
Esse é o nosso tipo de público, o nosso tipo de gente, e podemos conquistá-los facilmente durante um set. Assim como todos aqueles headliners que acabei de mencionar… Então esse é o nosso reino onde fazemos o nosso melhor.”
Para finalizar, Eric surpreendeu contando uma vontade estranha:
“Eu adoraria fazer uma, e deixo claro, só para conseguir mais fãs e ver se conseguimos mudar as pessoas, eu adoraria fazer uma turnê com o NICKELBACK ou algo assim. Isso seria ótimo.”
Agora fica minha pergunta a vocês, gostaram da ideia? Será que daria certo?