Quem for assistir ao Ghost em sua nova turnê mundial em 2025, já sabe que os shows da banda serão “uma experiência sem telefone”, mas seus aparelhos ficarão guardados e protegidos em bolsas Yondr. Em uma nova entrevista com “Metal XS” do Riff X, Tobias Forge, o líder do Ghost e, novamente lhe perguntaram sobre essa questão e se a sua decisão se deu por conta do filme “Rite Here Rite Now”, ter sido exibido em duas noites “sem dispositivos” em setembro de 2023 no Kia Forum em Los Angeles. Ele respondeu:
“Sim. Simplificando, nos últimos — não sei — cinco anos, tanto faz, a cada ano tem se tornado cada vez maior e cada vez maior a distância que eu sentia entre o público e a banda, ou a banda e eu. Vou falar sobre mim. Eu senti que tenho um problema em assistir [alguém na plateia segurando um telefone na frente do rosto]. É irritante. E talvez eu seja da velha guarda, talvez eu seja antiquado. Eu simplesmente sinto que estamos tendo um momento íntimo, e me perturba que você esteja filmando enquanto fazemos isso juntos. Estou fazendo algo para você me responder.
E quando fizemos os shows em Los Angeles, eu, junto com todos no palco, fiquei surpreso com o quão bom foi e como gostaríamos que fosse assim todas as noites, porque nos fazia sentir melhor. Parecia que eles estavam se divertindo mais. E eu simplesmente senti que era difícil não ter passado por isso. Não posso ignorar que acabei de ter uma experiência dizendo que isso é muito melhor. E então fizemos uma pequena rodada obrigatória, quando meio que falamos com as pessoas: “Como você se sentiu? Qual foi sua impressão?” E o resultado geral que veio foi que foi uma experiência incrível. Muitas pessoas estavam dizendo o que as pessoas estão falando agora: como será a sensação? Antes, você entra pensando que pode ser desconfortável. “O que vou fazer com as minhas mãos?”
Parei de fumar uma vez. Fumei por 17 anos. Eu não conseguia nem imaginar a ideia de sair bebendo uma cerveja [e não fumar um cigarro]. Obviamente, não estou vendendo a vocês a ideia de fumar ou beber cerveja, mas comecei a beber cerveja e fumar muito cedo. É por isso que não sou muito alto. Então, quando eu tinha vinte e poucos anos, eu nem conseguia imaginar não fumar, porque eu nunca tinha bebido uma cerveja sem fumar, então eu não conseguia imaginar onde colocar minhas mãos se eu fosse beber uma cerveja. Isso funcionou muito bem.
Parei de fumar em 2012. Sem problemas. Uma longa história, uma longa transição para isso é que as pessoas estavam com medo, as pessoas estavam preocupadas com o conceito de não poder filmar ou poder acessar o mundo. Assim que fizeram isso, se sentiram muito melhor, e é isso que eu quero que todos sintam. Por duas horas, você se sente aliviado das correntes que são o éter, seja lá o que for. Então você pode ligar, tirar fotos e fazer todas essas coisas. De qualquer forma, contar a todos como foi horrível. Mas eu senti que queria fazer assim, porque isso me fez, fez a banda e fez todas as pessoas com quem falei, pelo menos dos shows em Los Angeles, se sentirem muito melhor. E essa é a alegria coletiva com a qual eu quero que as pessoas associem o Ghost. Esse é o show agora.”
Segundo Tobias, de qualquer forma, os shows terão registros oficiais, tudo será documentado, inclusive, as coisas ruins:
“Não posso falar muito sobre o show porque não quero revelar nada, mas o motivo de não querermos que as pessoas filmem o show não é por questões de direitos autorais. E só porque temos uma proibição de telefone, porque queremos que as pessoas se envolvam, estejam presentes, se divirtam, se divirtam juntas e conversem umas com as outras, não é para evitar vazamentos. Garantiremos que as pessoas vejam as coisas ruins do show. Essa não é a questão. Garantiremos que haverá documentação e coisas para analisar. Então, o show em si será… Claro, [é] um show do Ghost, então será parecido com o que vocês conhecem, mas como criador, como pessoa criativa, tendo feito o filme, aprendi muito apenas editando tudo e assistindo ao show. Eu nunca tinha passado tanto tempo assistindo ao que estávamos fazendo há muito tempo. E então o diretor controlador em mim definitivamente vai se aparar. de muitas coisas que eu pensei que não fariam parte do filme, basicamente. Tudo o que não está no filme eram coisas que eu não queria que estivessem lá, e isso me ensinou muito sobre a série e como eu quero que ela seja no futuro. E muito da nova série e suas intenções são baseadas no fato de ter feito o filme.”
O novo álbum do Ghost, Skeletá, está chegando! O álbum estreia mundialmente no dia 25 de abril pela Loma Vista Recordings.