Na tarde de quarta-feira, 19 de março, o Guns N’ Roses anunciou a saída do baterista de longa data Frank Ferrer, após 19 anos, através de um comunicado que dizia apenas: “Obrigado, Frank. Pela amizade, criatividade e presença firme nos últimos 19 anos.”
Frank até o momento não se pronunciou sua saída e o Guns não anunciou um novo baterista por enquanto. Fãs especulam sobre a possibilidade do retorno do ex-baterista Matt Sorum, no entanto, é preciso lembrar que Matt não recebeu um convite para fazer parte da reunião anunciada em 2016 com Axl Rose, Duff McKagan e Slash. Segundo Sorum, eles o chamaram para tocar em apenas duas músicas como convidado, conforme revelou em uma entrevista ao “Legends: Podcast” do All Day Vinyl, no final de 2024:
“Não, eu não recebi o convite. ‘Ei, venha assistir a banda.’ Eu estou, tipo, ‘Eh, eu acho que não.’ [Risos]”
Eles me convidaram para tocar [com eles como convidado], e eu recusei. Não achei que faria sentido ir tocar — o quê? — duas músicas e depois fazer o quê? Quer dizer, eu toco música. Eu toco com músicos.
Então isso é legal. O que quer que eles estejam fazendo é legal. Eu ainda estou vivendo esse sonho vagabundo de viajante. Eu meio que gosto de onde estou no que diz respeito a dar voltas e reviravoltas…”
Matt Sorum contou que recebeu um telefonema do baterista dos Beatles Ringo Starr, sobre a reunião do Guns N’ Roses:
“Um cara que me ligou e realmente falou comigo sobre isso foi Ringo [ Starr dos Beatles]. E ele disse: ‘Você não foi convidado para a festa.’ Eu disse: ‘Não, eu não fui convidado para a festa.’ E você sabe disso, sendo uma pessoa, se você não for convidado para uma festa, quero dizer, vamos lá — vai doer um pouco. É como se eu não tivesse sido convidado para a festa. [Risos] Mas ele me contou uma história sobre ele e John [Lennon] e Paul [McCartney]. E eu fiquei, tipo, ‘Ele está realmente dizendo…? Ele está falando sobre John Lennon. Isso é loucura.’ Aquilo ali me disse, o universo está do meu lado. Estou no telefone com Ringo falando sobre não ter sido convidado para a festa. Essa merda, eu estou, tipo, bing!”
Durante outra entrevista com Chasta e Baby Huey da estação de rádio 107.7 The Bone, ele também comentou sobre sua exclusão da reunião:
“No começo, foi um pouco estranho. Eu estava, tipo, eu nem recebi uma ligação [me pedindo para fazer parte disso]. Mas agora eu vejo isso de forma diferente. Eu vejo isso como eu expliquei antes: eu não deveria estar lá. Eu tenho um filho. Eu tenho uma linda esposa. O velho eu, o velho Matt , o velho cara, se eu chegasse lá, eu não sei o que aconteceria comigo. Eu não sei.”
Ele acrescentou:
“Eu ainda recebo muitos elogios e sempre recebo esses estranhos benefícios marginais — ainda, 30 anos depois. Eu tenho negócios por causa disso. Eu faço outras coisas filantrópicas. Eu sou capaz de espalhar a palavra porque eu sou o cara daquela banda.’ O baterista do Rock And Roll Hall Of Fame do Guns N’ Roses tem caridade para crianças’, isso ganha imprensa porque eu sou o cara daquela banda, e toquei nos discos e em algumas das músicas — muitas das músicas. Então, tudo isso dito, eu estou em um lugar muito bom. Então, o que está acontecendo comigo agora é que eu tenho muitos negócios e trabalho filantrópico e então eu faço [meu coletivo de estrelas do rock] Kings Of Chaos por diversão.”
Sorum fez parte da banda nos anos 90 e gravou os álbuns “Use Your Illusion” I e II (1991) e “The Spaghetti Incident?” (1993).