O Guns N’ Roses retornou aos palcos para dar o pontapé inicial de sua nova turnè que chegará ao Brasil nos próximos meses. O primeiro show aconteceu em Lisboa, em Portugal, e foi marcado por algumas novidades tanto no setlist, quanto nas performances individuais dos músicos.
No setlist, tivemos a inclusão do cover de “Walk All Over You”, do AC/DC e, principalmente, o resgate de “Reckless Life”, canção que não era executada desde 1993 e foi originalmente lançada no EP “Live ?!*@ Like a Suicide”, de 1986. As novas músicas, “Absurd” e “Hard Skool” também marcaram presença, assim como “Slither”, faixa aclamada do Velvet Revolver, banda de Slash e Duff antes do retorno ao Guns N’ Roses.

“Shadow Of Your Love”, canção resgatada recentemente das sessões de gravação de “Appetite For Destruction” e adaptada para os tempos atuais, também esteve presente no set, assim como um cover de “I Wanna Be Your Dog”, do The Stooges, cantado pelo baixista Duff Mckagan. Na parte final do show, “You’re Crazy” foi tocada no andamento original veloz ao invés da versão acústica usual.
Algumas mudanças de posição entre as faixas também foram notadas pelos fãs e a performance dos músicos, principalmente, dos instrumentistas foram excelentes. Já Axl precisa de uma análise um pouco mais criteriosa. O vocalista ficou conhecido pelo uso dos drives potentes e os agudos, mas em decorrência da sua idade (60 anos) e, não sejamos hipócritas, pela vida desregrada que levou na juventude, hoje vemos que o tempo tem cobrado o seu preço.
Para os fãs que tem a consciência que o Guns N’ Roses é uma banda envelhecida e não esperam ver um Axl juvenil gritando e abusando de seus dotes vocais, recomendo muito ir ao show. Certamente, é um espetáculo recompensador e muito marcante (falo por esperiência própria). Já para aqueles que estão acostumados a assistir apenas as gravações antigas e esperam ver uma banda visceral que entregue exatamente aquele tipo de performance, não gaste seu dinheiro e não perca seu tempo, provavelmente, você sairá decepcionado.

Pelos vídeos que assistimos e analisamos, Axl não tem o hábito de iniciar muito bem as turnês principalmente de uns anos para cá, mas neste primeiro show, ele até que foi muito bem. Obviamente, sem abusar dos drives (que praticamente não existiram), mas com uma performance bem acima do que foi o início da turnê passada, por exemplo. Talvez com mais algumas apresentações, o vocalista “aqueça” e nos surpreenda um pouco. É o que esperamos!
O setlist foi o seguinte:
- It’s So Easy
- Mr. Brownstone
- Chinese Democracy
- Slither (Velvet Revolver cover)
- Double Talkin’ Jive
- Welcome to the Jungle
- Better
- Coma
- Reckless Life (primeira vez desde 1993)
- Estranged
- Shadow of Your Love
- Walk All Over You (AC/DC cover – primeira vez executada)
- Live and Let Die (Wings cover)
- You Could Be Mine
- Hard Skool
- Absurd
- Civil War
- Sweet Child o’ Mine
- Rocket Queen
- I Wanna Be Your Dog (The Stooges cover)
- November Rain
- Knockin’ on Heaven’s Door (Bob Dylan cover)
- Nightrain
Bis: - Patience
- You’re Crazy (na versão de “Appetite for Destruction”; primeira vez desde 1991)
- Paradise City

Assista a versão inédita do cover de “Walk All Over You”, além de diversos trechos do show:
