PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Hammerfall: “as bandas novas deveriam ser um pouco mais cuidadosas”, diz Joacim Cans sobre divulgação precoce

Trabalhando como mídia especializada em Heavy Metal, nos deparamos com centenas de e-mails todos os dias. Em meio a dezenas de notas de assessorias e inúmeros pedidos de divulgação, sobretudo, nos deparamos com uma verdade assustadora. Muitas bandas ainda não estão preparadas para lançar seu material, mas a vontade de ter sua música sendo ouvida faz com que, geralmente, os músicos atropelem estágios importantes.



Em um mercado tão competitivo como o do Heavy Metal, onde inúmeras bandas novas aparecem todos os dias, é muito importante ter um material de alto nível para poder apresentar aos fãs. Decerto, uma banda com potencial promissor, caso não tome os devidos cuidados, se tornará apenas mais uma entre milhares que vão ser ignoradas pelo público.

Reprodução

Em uma recente entrevista concedida ao FaceCulture, o vocalista do Hammerfall, Joacim Cans, foi convidado a falar sobre a popularidade duradoura do Heavy Metal. Depois de enaltecer o gênero e analisar o atual cenário, surpreendentemente, o músico resolveu dar valiosos conselhos para as bandas novas. A fala de Cans vai exatamente neste sentido de cautela e, dessa forma, não atropelar etapas. Veja o que disse o cantor:

“A música Heavy Metal é uma música atemporal. Heavy Metal, para mim, significa qualidade. Não tudo, é claro, mas o núcleo, eu diria, o núcleo das bandas de Metal. Então, é claro, tivemos o movimento Hair Metal que meio que matou a coisa toda no final dos anos 80. Mas acho que o heavy Metal precisava de uma pequena pausa para se reinventar e meio que voltar com a essência do que é a música Heavy Metal. E então acho que mantivemos assim desde o final dos anos 90. Quer dizer, os anos 80 não foram nem 10 anos, não foram nem uma década no que diz respeito ao Heavy. Os anos 80, dos quais estamos falando, foram apenas alguns anos. Então tudo mudou.



O retorno do Heavy Metal vem acontecendo há 25 anos, e ainda é muito sólido porque não nos misturamos. Heavy Metal é isso. Se você quer tocar outra coisa, bem, então você pode partir pra outro subgênero. Porque há tantos subgêneros agora. Nos anos 80, que tipo de subgênero você tinha? Você tinha Hard Rock, Heavy Metal, Thrash Metal… O death metal veio depois, mas isso foi um pouco antes. O nome, o gênero Black Metal foi inventado, mas o som veio depois. Venom inventou o nome, mas então eu diria que talvez uma banda como Bathory tenha inventado o som. E para mim, crescendo com Metal, essa é a música que soou forte para mim quando adolescente, e essa é a música que traz de volta memórias, boas e ruins.

Eu não diria que estou tão faminto quanto estava antes de tentar encontrar novos álbuns para ouvir. Na verdade, há muitos álbuns sendo lançados hoje em dia, então é muito difícil encontrar algum que eu realmente goste. Eu morava na loja de discos quando criança. Toda semana eu estava lá apenas olhando todos os novos lançamentos. E não eram muitos lançamentos, para ser honesto com você, se você comparar com hoje em dia.

Porque eu acho que o problema é que o estágio de demonstração não existe mais. As pessoas não gravam demos, elas gravam álbuns para o Spotify. Tipo, ‘oh, não, não, não, não, não. Mais uma vez, não.’ Se for uma demo, mantenha-a como uma demo. Coloque-a em outro lugar onde você possa removê-la. Porque talvez haja uma música lá, em tipo, 10 anos, que seja, e você vai pensar, ‘oh, não, deveríamos ter feito de outro jeito.’ Sim, mas já está registrado. Está no Spotify. Está em todo lugar, e não podemos realmente retirá-la.

Então, seja um pouco cauteloso, tenha cuidado. Só porque você tem uma música que foi gravada, você não precisa divulgá-la, porque quem vai encontrá-la? Não vai fazer diferença. Talvez você possa se gabar para seus amigos: ‘sim, acabamos de lançar nosso primeiro single’. Certo. Mas no Spotify? Quantas reproduções no primeiro ano? Sim, menos de cem. Certo. Legal. Provavelmente sua mãe, seu pai, sua avó, seu vizinho. Sim, as bandas novas deveriam ser um pouco mais cuidadosas.”



Image credit: Andrea Friedrich/Redferns

Entenda o cenário em que as bandas estão inseridas!

Veja bem, nos dias atuais, existe uma enormidade de novas bandas brigando por atenção. Uma banda nova precisa seguir alguns passos para poder chegar com força no mercado. Caso isso não ocorra, será apenas perda de tempo assim como de dinheiro. É necessário fazer certos questionamentos antes de se aventurar.

Antes de tudo, você tem uma definição estabelecida dos caminhos que deseja trilhar? Você tem um plano a curto, médio assim como a longo prazo? Tem convicção de que seu material é realmente bom a ponto de você mesmo querer consumir? Você conseguiu uma produção decente? Qual seu diferencial em meio a tantos nomes surgindo? Você sabe como divulgar seu material?

São questões importantes que muitas vezes são negligenciadas pela vontade de aparecer, de ter músicas lançadas assim como poder se apresentar tocando composições próprias.



Não se enganem, há muitas bandas que não estão prontas e poucos serão os amigos que terão coragem de falar isso. No canal do Mundo Metal no Youtube, estamos lançando uma série chamada “Bastidores do Metal”, onde o segundo capítulo foi inteiramente dedicado às bandas. Caso tenha interesse em assistir, basta se tornar membro do canal (o vídeo está disponível apenas para membros do clube de canais):

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]