O guitarrista do Hammerfall, Oscar Dronjak, falou recentemente sobre o trabalho que sua banda fez junto ao mestre King Diamond no segundo single de seu vindouro disco, “Hammer of Dawn”, que será lançado em 25 de fevereiro pela Napalm Records. O single “Venerate Me” resgata o valor clássico da banda e acrescenta os vocais únicos de King para incrementar ainda mais a obra. Falando com Chris Akin, Oscar contou como a colaboração foi iniciada:
“Sou um grande fã de Mercyful Fate/King Diamond. Todos nós fomos na adolescência. Nós os ouvimos desde os anos 80. Se você gosta de King Diamond, você não gosta realmente. Você o AMA! Você ama tudo nele. É assim que é. Não sei por que é assim, mas é assim para todos. Quando escrevi ‘Venerate Me’, eu tinha essa parte específica e pensei: ‘Se eu fizer isso, isso é provavelmente o que o Mercyful Fate ou King Diamond teriam feito.'”
Sobre a execução da idéia, Oscar conta que tudo começou com uma brincadeira que Pontus levou a sério. Entenda:
“Indo para a nossa gravação. Sentei na cadeira e falei meio que brincando: ‘Não seria legal se King Diamond cantasse essa parte ao invés de Joacim?’ sem pensar que isso ia acontecer. Então nosso outro guitarrista, Pontus, que também é engenheiro de som e trabalhou com King Diamond por anos, disse: ‘Tenho certeza que se eu perguntar a ele, ele vai dizer que sim.’ Eu fiquei tipo, ‘Você está brincando comigo? Existe realmente uma chance, você acha?’. Então comecei a pensar: ‘Existe realmente a possibilidade de isso acontecer?’ Então ele ligou para ele mais tarde naquela noite, e King disse: ‘Sim. Claro.’ Eu conversei muito com ele ao telefone, explicando o que eu… bem, na verdade eu não precisava explicar… na verdade, eu mandei a parte e disse: ‘Isso é o que eu ouço. Você pode cantar a parte? Faça o que quiser, mas é isso que eu ouço. Ele tentou me explicar como ele queria soar, e como ele queria que sua voz soasse na mixagem e tudo mais. Conversamos muito sobre isso. Eu entendi imediatamente. A voz de King Diamond – essa é sua marca registrada. Todos reconhecem isso. Ele era muito particular em termos de como ele queria se apresentar. Ele não queria apenas fazer isso e depois enviar os arquivos dizendo ‘Faça o que diabos você quiser com isso.’ Esse não foi o caso, e eu 100% aprecio isso. Eu respeito totalmente isso. Então tentamos incluí-lo o máximo que pudemos. Queríamos que ele ficasse feliz com o resultado final.”

Sobre o single, Oscar declarou:
“O segundo single está aqui, e estou muito, muito orgulhoso dele! A música foi escrita durante os dias mais sombrios e sem inspiração da pandemia e ainda saiu como uma das mais fortes de todo o álbum. A fantástica ideia lírica de Joacim faz esta faixa realmente se destacar, e a participação especial no final realmente a leva longe!”
“Hammer of Dawn” terá o seguinte tracklist:
- Brotherhood
- Hammer Of Dawn
- No Son of Odin
- Venerate Me
- Reveries
- Too Old To Die Young
- Not Today
- Live Free Or Die
- State Of The W.I.L.D.
- No Mercy
O primeiro single do disco a ser lançado foi o clipe para a faixa título, que pode ser assistido abaixo: