O Helloween anunciou oficialmente que deve ficar pelos próximos meses fora das turnês para iniciar a gravação de seu próximo trabalho de estúdio, sucessor do badalado disco autointitulado apresentado em 2021.
A última turnê “United Forces”, com o Hammerfall, foi um sucesso e levou a banda a bater vários recordes. Mais de 800 mil pessoas assistiram aos shows da banda em 26 países diferentes.
Segundo Andi Deris:
“Que turnê! Essa excursão mundial foi algo especial para todos nós, nos reunirmos com todos os nossos fãs depois de uma longa espera, um sentimento que todos nós sentimos muita falta! Nós gostamos de todos os shows: nossos fãs foram excelentes e nos deram apenas momentos surpreendentemente felizes que levaram a uma coesão ainda mais forte da banda! Pessoalmente, não consigo mais imaginar fazer isso sem Michi e Kai! E agora estamos ansiosos pelo nosso próximo álbum de estúdio com a louca Pumpgang que formamos!”
Recentemente, Michael Kiske já havia comentado que Kai Hansen havia mandado para ele uma demo ao qual estava trabalhando. Segundo ele:
“Fiquei muito feliz, porque não é o que você esperaria, a música estava um pouco fora da caixa, e quando isso acontece eu sou sempre grato. Sempre achei isso empolgante no Helloween. Quando você ouve os discos ‘Keeper Of The Seven Keys: Part I’ e ‘Keeper Of The Seven Keys: Part II’, hoje eles são clássicos, mas quando eles foram lançados foi muito diferente do som do disco ‘Walls Of Jericho’. Mas nós tivemos a coragem de fazer aquilo. E acho que é por isso que ainda estou aqui, porque esses discos tiveram um impacto muito maior por serem bonitos e destemidos. E é sempre um benefício para os jovens, na maioria das vezes, os mais jovens são muito destemidos e nós eramos assim.
O que eu gosto em Weiki e Kai é que eles não conseguem se enganar. Eles apenas escrevem músicas. Sobre esta música nova de Kai, acho que é um pouco como o Queen, que tinha muitas partes de piano, muito operísticas, com grandes coros. E então começa a ficar frenética de novo e coisas assim. É outro tipo de sinfonia de Kai Hansen. Mas eu realmente gostei. E eu Estou feliz que ele faça algo assim. Só espero que o resto da banda tenha coragem de fazer isso. Eu faria isso com certeza.”

Quando questionado se haverá músicas compostas por Michael Kiske no novo álbum, ele respondeu:
“Não sei. Quando compus músicas para o Helloween foi quando eu era adolescente. Mas hoje em dia eu simplesmente não escrevo músicas de Metal, apenas escrevo músicas no violão. E se eu tiver algo em que eu sinta que a banda poderia fazer uma música do Helloween com isso, é claro que vou apresentá-la aos outros, e então, se eles se divertirem com o material, algo vai acontecer. Mas temos tantos compositores nesta banda agora. E todos eles são realmente capazes de escrever esse tipo de material que todo mundo adora, principalmente, Andi, Sascha, Weiki e Hansen. E acho que isso é mais do que suficiente. Se eu tiver uma ideia, eu a coloco. Mas eu realmente não me esforço muito para isso.”
Sobre se ele sabe quem dos outros integrantes tem músicas novas prontas, Kiske não se esquivou:
“Eu sei que Andi tem algumas músicas, e sei que Kai tem um monte de músicas. No álbum anterior só tinha aquela música ótima, a de 12 minutos, ‘Skyfall’, que talvez fosse boa para ser três músicas, e é por isso que se justifica, mas eu teria desejado ainda mais coisas dele. E acho que desta vez ele trará um monte de músicas. Pelo menos essa é a minha impressão, o sentimento que tenho é que pode haver mais vindo dele desta vez. Andi está sempre no jogo. Andi tem esse dom, ele pode simplesmente sentar e escrever 10 músicas. Ele simplesmente consegue fazer isso e não sei como ele faz isso. Que eu sei são esses dois, mas deve haver mais coisas com certeza.”