Vinnie Paul, baterista original do Pantera, completaria 60 anos na data de hoje, 11/3/2024, se vivo estivesse.
O baterista americano Vincent Paul Abbott, que depois se tornaria Vinnie Paul, nasceu no estado do Texas, na cidade de Abilene, no dia 11/3/1964. Em 1981, com 17 anos, juntamente com seu irmão, o guitarrista Dimebag Darrell, ele foi um dos fundadores do Pantera.
Nos quatro primeiros discos, a sonoridade do Pantera era bem diferente daquela que os leveria, posteriormente, ao mainstream. Dessa forma, a fama só veio a acontecer após o lançamento do quinto álbum, “Cowboys From Hell”, o segundo com o line-up clássico, no qual a banda apresentou ao mundo o subgênero que chamariam de Groove Metal.
Em seguida, em 1992, “Vulgar Display of Power” colocou Pantera definitivamente no estrelato e sua fama aumentava cada vez mais. “Far Beyond Driven”, lançado em 1994, manteve o quarteto no auge, ao passo que em “The Great Southern Trendkill”, de 1996, a banda chegava a sua sonoridade mais violenta, extrema e que não tinha compromisso com nenhum tipo de tendência midiática. Ainda assim, o estilo do Pantera influenciou muitos artistas das gerações futuras.
Ao mesmo tempo que a banda produzia “Reinventing the Steel”, o qual sairia no ano 2000, o relacionamento entre o vocalista Phil Anselmo e os irmãos Abbott já não estava bem. Eles ainda lançaram juntos o EP “Extreme Steel Plus”, porém em 2003, anunciaram o fim das atividades do Pantera.
Outras bandas que Vinnie Paul tocou
Além do Pantera, Vinnie Paul também tocou com Damage Plan, mais uma vez com sua irmão, o guitarrista Dimebag, que foi assassinado em 8/12/2004, enquanto eles tocavam em uma casa de shows na cidade de Columbus, no estado de Ohio. Logo depois da morte de Dime, Vinnie formou a banda Hellyeah, na qual permanecera até seus últimos dias.
Vinnie Paul Abbott morreu no dia 22/6/2018, na cidade de Las Vegas, estado de Nevada, vítima de uma doença cardíaca.
Heaven Birthday, Vinnie Paul.