A banda canadense da cidade de Quebec, Metalian, lançou seu terceiro full-lenght, “Vortex”, pelo selo High Roller Records. O álbum é sucessor do “Midnight Rider” de 2017. Eles executam um convincente Heavy/Speed Metal, influenciado na década de oitenta, principalmente.
O tema instrumental “Prologue” é o tapete vermelho estendido do álbum. Duetos de guitarra de Ian e Simon engrandecem a canção, fazendo com que o disco proporcione à audição um excelente momento já em sua abertura. “The Sirens Wail” conta com os vocais agudos e super afinados de Ian.
“The Sirens Wail”
A faixa parece uma mistura entre Exciter e Judas Priest, mesclando Speed e Heavy Metal de forma equilibrada e homogênea. Canção fantástica é como posso definir.

Em seguida, “Full Throttle” desperta na sina da velocidade, dos riffs matadores, dos gritos altíssimos e do refinado trabalho conjunto dos dois guitarristas. Portanto, o vocal e as duas guitarras fazem a diferença na sonoridade do Metalian.
“Vortex”
Ao propósito, a faixa título introduz com um riff pegajoso. Pois, “Vortex” é aquele tipo de canção perfeita, que se torna eternamente obrigatória nos set lists da banda. Assim que ela é de longe, minha favorita do disco.
“Land Of The Brave” é mais voltada para o Heavy tradicional, porém sendo tão acelerada quanto às anteriores. O solo de guitarra dessa faixa é simplesmente o mais raivoso do disco. A canção “Liquid Fire” demonstra que o Metalian possui um arsenal infinito de riffs que vão dos mais simples aos mais trabalhados. Essa música tem uma variação de andamento, na qual é encaixado um solo que tem um bom trecho a la Blackmore, possuindo ela também o refrão mais sedutor do álbum.

O Heavy Metal com cem por cento de pureza é apresentado em “Broke Down”, mas a ausência da veia Speed Metal não tornou essa canção menos interessante que as demais, pelo contrário, esse fato a tornou singular e uma variação importante para incendiar a audição, definitivamente. O terceiro full-lenght do Metalian se encerra com “No Home”, a qual repete os ingredientes da faixa anterior, sendo levemente mais cadenciada.
Indicado para os verdadeiros fãs da liberdade em formato de música.
Nota 8,8
Integrantes:
- Ian (vocal e guitarra)
- Simon (guitarra)
- Tony (bateria)
- Andres Arango (baixo)
Faixas:
- Prologue
- The Sirens Wail
- Full Throttle
- Vortex
- Land Of The Brave
- Liquid Fire
- Broke Down
- No Home
Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.