O Iron Maiden completará 50 anos de existência em 2025 e quem ganhará o maior dos presentes serão os fãs. O lendário grupo britânico anunciou que irá embarcar em uma nova turnê chamada “Run For Your Lives” e, dessa forma, tocará apenas músicas lançadas entre os anos de 1980 e 1992. Os 9 primeiros álbuns da discografia, isto é, do debut “Iron Maiden” até “Fear Of The Dark”, foram os escolhidos para a celebração e isto será genial.
É claro que o anuncio mexeu com o imaginário dos fãs e, certamente, deixou todos na expectativa para saber quais serão as canções executadas ao vivo. Em uma recente publicação no canal do Iron Maiden, o vocalista Bruce Dickinson mexeu ainda mais com nossa inquietude ao fazer o seguinte comentário sobre a turnê:
“Vai ser muito, muito legal. Estou realmente ansioso por isso. Tocaremos coisas que nunca tocamos antes e será um setlist para as eras”
Como seria o setlist ideal?
O Iron Maiden possui uma coleção invejável de músicas icônicas em sua vitoriosa trajetória. Caso quisessem, os membros da banda poderiam montar um setlist somente com lados B e mesmo assim fariam shows sold out por todo o mundo.
É claro que tal setlist é bastante improvável, e, por isso, resolvemos fazer uma brincadeira interna e propomos um outro set mais plausível. Neste setlist hipotético criado pelo Mundo Metal, são mescladas músicas jamais tocadas, músicas pouco tocadas e, certamente, alguns clássicos definitivos que não podem faltar.
Evitamos algumas canções mais comuns como “Fear Of The Dark”, “The Evil That Men Do”, “Iron Maiden” e outras que foram tocadas recentemente e à exaustão, mas cedemos em algumas delas, até por que um show de uma banda enorme como o Maiden precisa de momentos de clímax.
As músicas nunca tocadas
Para começar, veja todas as músicas que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo de cada um dos álbuns que constituirão o setlist da turnê “Run For Your Lives”:
- “Killers”: “Prodigal Son”
- “The Number Of The Beast”: “Invaders” e “Gangland”
- “Piece Of Mind”: “Quest For Fire” e “Sun And Steel”
- “Powerslave”: “Flash Of The Blade”, “The Duellists” e “Back In The Village”
- “Somewhere In Time”: “Deja Vu”
- “7th Son Of A 7th Son”: “The Prophecy” e “Only The Good Die Young”
- “No Prayer For The Dying”: “Fates Warning”, “Run Silent Run Deep” e “Mother Russia”
- “Fear Of The Dark”: “Fear Is The Key”, “Childhood’s End”, “The Fugitive”, “Chains Of Misery”, “The Apparition”, “Judas Be My Guide” e “Weekend Warrior”
Critérios utilizados
Nos baseando no tempo médio dos shows recentes da banda (cerca de 2 horas de duração), escolhemos 5 destas faixas nunca antes tocadas, adicionamos algumas canções raras ou que foram muito pouco utilizadas em shows e, certamente, fechamos o set com alguns hinos.
Evitamos também colocar composições de longa duração como “Rime Of The Ancient Mariner”, “Seventh Son Of A Seventh Son”, assim como “Alexander The Great” e outras desta mesma estirpe por dois motivos. Primeiro que diminuiria o número de músicas no setlist e segundo que todas essas foram tocadas ao longo de turnês recentes. Dessa forma, priorizamos um setlist com canções mais diretas e com uma pegada Heavy, inclusive, para testar as habilidades do novo baterista Simon Dawson.
Nós sabemos que cada fã do Iron Maiden escolheria um setlist diferente, mas assistir a um show da banda com esta lista de faixas seria algo realmente sensacional. Veja nossas escolhas abaixo, monte o seu setlist ideal e use o espaço dedicado aos comentários para nos dar a sua opinião.
O setlist escolhido pelo Mundo Metal para a turnê “Run For Your Lives” é seguinte:
- Be Quick Or Be Dead
- Flash Of The Blade
- Deja Vu
- Killers
- 22 Acacia Avenue
- Phantom Of The Opera
- Bring Your Daughter… To The Slaughter
- The Clairvoyant
- No Prayer For The Dying
- Still Life
- 2 Minutes To Midnight
- Wasted Years
- Strange World
- Invaders
- Judas Be My Guide
- Sea Of Madness
- Remember Tomorrow
- Infinite Dreams
- Prowler
- The Trooper
Encore:
- Mother Russia
- The Number Of The Beast
- Hallowed Be Thy Name
Ouça nossa playlist que simula este setlist: