Em uma entrevista a Metal Hammer, o vocalista e guitarrista do Kreator, Mille Petrozza, revelou qual canção da banda aborda os trágicos eventos de 11 de setembro, quando o mundo parou diante do terrorista da Al-Qaeda aos Estados Unidos.
Trata-se da faixa “Enemy of God” do álbum de mesmo nome do álbum lançado em 2005.
“É uma das faixas mais fortes do Kreator de todos os tempos. Sob a impressão de 11 de setembro de 2001, escrevi essa música em 2002 e ela acabou se tornando a faixa-título do nosso álbum de 2005. A letra é obviamente sobre terrorismo.
Realmente capturou o caos da época. Capturou a vibração de todos sem saber o que aconteceria em seguida. Todos pensaram: ‘Agora a Terceira Guerra Mundial vai acontecer!’ Não aconteceu, mas ainda assim foi um evento trágico.”
Contudo, Mille acha importante destacar que o Kreator não é uma banda política, conforme disse a Mark Tremonti do Alter Bridge em 2022 durante uma discussão:
“Se você chamasse o Kreator de uma banda política, eu não gostaria desse termo. Estamos tendo que lidar com política o dia todo! Quando ouço metal, não quero ouvir mais política. Para mim, é mais em um nível humanístico: ‘Porra, isso é uma droga! Por que não há paz mundial? Por que isso não pode acontecer?’”
Ele usou como exemplo a invasão da Rússia contra a Ucrânia:
“Não me importa quem acha que é certo ou errado; a guerra está tão ultrapassada. Estou tão decepcionado que vemos outra guerra se aproximando na Europa.
Hoje, peguei o trem de Berlim para Essen; o trem inteiro estava cheio de pessoas que tinham deixado a Ucrânia. Elas tiveram que deixar suas casas! Que porra está acontecendo?!”