Ícone do site Mundo Metal

Les Binks, ex-baterista do Judas Priest, faleceu aos 73 anos de idade

Photo: Tim Russel

James Leslie Binks, ex-baterista do Judas Priest e conhecido pelos fãs de Heavy Metal como Les Binks, faleceu no dia 15 de março de 2025.

O canal The Metal Voice deu a notícia em primeira mão. Segundo o apresentador Jimmy Kay, não foi um trabalho muito fácil chegar na confirmação:

“A fonte para esta notícia era a seção de obituários, eu acredito que seja em sua cidade natal, Portadown, na Irlanda do Norte, então essa era a fonte. Eu não tinha muita certeza, então eu liguei para muitas pessoas, muitos amigos me ligaram de volta e foi confirmado por várias pessoas próximas a ele que ele realmente faleceu.”

Neste momento, o outro apresentador Alan Dixon comentou que já faz um mês desde o ocorrido e, certamente, foi algo que passou despercebido por todos. Jimmy Kay ainda mencionou que, ao que tudo indica, Les Binks sofreu um ataque cardíaco ou derrame. Contudo, não se tem a causa da morte 100% confirmada.

A família publicou no obituário de sua cidade natal a seguinte mensagem:

“James Leslie Binks morreu pacificamente em um hospital em Londres, anteriormente, ele esteve em Portadown. Irmão muito amado de Stefan, Moven, Irene e das falecidas Tamara e Carol, o funeral é estritamente privado, sem flores por favor. Doações, se desejarem, pagáveis na associação Chest and Heart and Stroke, aos cuidados de Allan Ray e companhia, na funerária.”

Les Binks entrou para o Judas Priest durante a turnê de divulgação do álbum “Sin After Sin” (1977), gravou “Stained Class” (1978) e “Killing Machine” (1978), além de ser o baterista do mítico disco ao vivo “Unleashed In The East” (1979).

O baterista é creditado pela composição do hino “Beyond The Realms Of Death” e ficou conhecido pela comunidade do Metal pela introdução de bateria avassaladora presente na faixa “Exciter”, uma das precursoras do Speed Metal.

O falecimento já consta na página oficial de Les Binks no Wikipedia, assim como no Metal Archives. Provavelmente, uma nota oficial chegará em algum momento, mas ao que tudo indica, a família optou por adotar o silêncio.

Quando o Judas Priest foi introduzido ao Hall da Fama do Rock N’ Roll em 2022, Les Binks estava presente, assim como o ex-guitarrista da banda, KK Downing. Ambos participaram da apresentação do Priest naquela ocasião, veja:

Sair da versão mobile