Ícone do site Mundo Metal

Madrugada Metal: discos que nasceram em 14 de abril

Tema do Madrugada Metal de hoje: discos que nasceram em 14 de abril

Criamos o quadro “Madrugada Metal” para aquelas noites de insônia, para ouvirmos e batermos as cabeças até que o sono venha, porém, isso vocês já estão cansados de saber.

Já que estamos na madrugada de 14 de abril de 2024 e nessa data quatro discos especiais fazem aniversário, que tal fazermos uma homenagem a eles?

Vamos lá?

Judas Priest – “British Steel” (1980):

Em 14 de abril de 1980, saiu o sexto disco completo do Judas Priest, “British Steel”, que assim como o live album “Unleashed in the East”, contava a produção de Tom Allom. Começava, portanto, uma parceria com Allom que iria durar até o álbum “Ram It Down”, de 1988. Já que “Painkiller” contou o trabalho de Chris Tsangarides.

Junto com “British Steel” nasceram várias das principaís canções clássicas do quinteto, “Breaking The Law”, Metal Gods”, “Grinder”, “Rapid Fire” e “Living After Midnight”. Judas Priest surgiu bem antes do início da NWOBHM, no entanto, soube surfar nessa onda muitíssimo bem.

Iron Maiden – “Iron Maiden” (1980):

Enquanto Judas Priest lançava seu sexto full lenght, no mesmo dia 14/4/1980, Iron Maiden trazia ao mundo o seu debut homônimo. Ou seja, era o primeiro passo de um caminho que mudaria a história do Heavy Metal na década de 80, deixando um legado para a posteridade. Em suma, tivemos dois importantes clássicos do Heavy Metal que saíram ao mesmo tempo.

As canções “Remember Tomorrow”, “Running Free”, “Phantom of the Opera” e “Iron Maiden” tornaram-se imortais, mas todas as faixas do álbum representem o mais puro Heavy Metal da NWOBHM.

Van Halen – “Diver Down” (1982):

“Diver Down” é o quinto full lenght da banda americana de Hard Rock, Van Halen, que chegou em 14/4/1982, pelo selo Warner Bros. Apesar de suas atraentes músicas autorais, o maior sucesso desse registro foi “(Oh) Pretty Woman”, que é cover do cantor e guitarrista americano Roy Orbison. Posteriormente, dois anos depois, viria “1984”, um dos maiores clássicos do quarteto e, certamente, o maior com a presença vocal de David Lee Roth.

Blind Guardian – “Follow The Blind” (1989):

No dia 14/4/1989, chega ao mundo “Follow The Blind”, que é o segundo álbum da carreira da banda alemã de Power Metal, Blind Guardian. Mesmo que o Speed Metal ainda seja predominante nesse registro, a pegada Power Metal ganhou muito mais espaço na sonoridade dos alemães. Eis que temos aqui um disco excelente da primeira a última faixa.


A canção “Valhalla” conta com a participação especial o guitarrista e vocalista Kai Hansen, que atualmente está atuando no Helloween como um dos guitarristas e um dos vocalistas.

Curta esses discos em sua playlist, sem moderação alguma, até que o sono venha, se é que ele virá (rs)!

Seleção e redação: Cristiano “Big Head” Ruiz

Sair da versão mobile