Joel Lindholm fizera saudação “proibida”
Não é de hoje que o Black Metal vem sendo associado a grupos ideológicos extremistas e, por mais que se explique que são atitudes isoladas de um ou outro indivíduo e isso não representa o gênero como um todo, se torna cada vez mais difícil fazer tal desassociação enquanto de tempos em tempos alguém ligado ao estilo se envolve com polêmicas como este.
Morgan Håkansson, guitarrista e fundador da banda de Black Metal, Marduk, tentou afastar o nome de sua banda da atitude grotesca do baixista Joel Lindholm, que fez a famigerada saudação nazista no palco durante uma apresentação no Reino Unido na semana passada.
Um ã gravou o vídeo no dia 14 de maio, em Londres, contendo evidencias que durante a apresentação do Marduk no Incineration Fest, Joel Lindholm cruza deliberadamente o braço sobre o peito antes de estendê-lo com a palma da mão para baixo, configurando a saudação mais odiada de todos os tempos.
No último dia 18 de maio, a banda anunciou a saída do baixista com a seguinte nota oficial:
“Depois de uma variedade de idiotices de palco intoleráveis feitas por um Joel Lidholm muito bêbado no Incineration Fest da semana passada, informamos que ele deixou sua posição na banda. Nosso velho amigo e baixista Devo (Magnus Andersson) concordou em intervir temporariamente, então é improvável que isso afete qualquer um dos nossos próximos shows.”
Morgan Håkansson ainda deu a seguinte declaração ao jornalista Hannes Lännerholm, do jornal sueco Expressen, explicando a posição oficial do Marduk:
“Obviamente não é algo que aceitamos. Mesmo Não tendo como ver o que os outros fazem no palco, quando vimos o vídeo, é claro que decidimos demiti-lo.”
“é um comportamento deplorável. não é gratificante quando você está trabalhando e alguém não se comporta e te envergonha.”
Abaixo está o vídeo da apresentação. A saudação ocorre aproximadamente aos 45:04, confira:
Quem é Mundo Metal?
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal, com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Em primeiro lugar, veio o grupo, depois a página no Facebook, Instagram, Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca paramos de crescer.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre que quiserem.
Além disso, todos os dias, publicamos notícias, indicações, resenhas e artigos que interessam aos que são, como nós, amantes do Rock e de todos os subgêneros tradicionais do Heavy Metal.
Contudo, divulgar a underground está entre os nossos preceitos.
Portanto, se vocês amam a música pesada de alguma forma, o lugar de vocês também é aqui conosco.