O assunto do momento aqui no Brasil é sobre a permanência ou não do guitarrista Kiko Loureiro no Megadeth, banda liderada pelo vocalista/guitarrista Dave Mustaine.
Ontem, 19 de novembro, o músico rompeu o silêncio e se pronunciou pela primeira vez sobre seu afastamento, mas preferiu não dizer claramente se fica na banda ou não. Nas palavras de Kiko:
“DEPOIS DE muita REFLEXÃO E DISCUSSÕES MINUCIOSAS COM DAVE MUSTAINE E A DIREÇÃO DO MEGADETH, CONCORDaMOS COLETIVAMENTE QUE É A ATITUDE CERTA PROLONGAR A MINHA AUSÊNCIA”
Muita gente cravou a saída do guitarrista da banda, mesmo que não tenha sido exatamente isso que foi comunicado na nota. Mas ainda faltava uma declaração oficial do Megadeth com um posicionamento final de Dave Mustaine. E ele veio, mesmo que não tenha ficado muito tempo no ar, já que a nota publicada nas redes oficiais da banda foi apagada logo em seguida e postada novamente pouco depois.
Leia a nota de Dave:


Abaixo, a tradução:
“Olá Drogies,
Na semana passada recebi uma ligação do meu parceiro, Kiko Loureiro, e conversamos um pouco. Perguntei-lhe como estavam as coisas em relação aos assuntos importantes que levaram à sua ausência na corrida anterior, necessária para que ele estivesse com a família. Quero atualizá-los agora sobre o que Kiko compartilhou comigo. Mas antes de fazer isso, quero que saiba que amo, respeito e apoio totalmente a decisão de Kiko. Ele enfatizou seu amor por mim, pelo Megadeth e por todos vocês, nossos fãs. Lembrando que Kiko teve que deixar a turnê em agosto passado para cuidar de alguns negócios familiares muito importantes e privados.
Ele ficou em conflito, mas agradecido quando eu lhe disse que ele precisava cuidar de sua família. Ele concordou, mas ainda estava preocupado conosco – ou seja, com os fãs e com o Megadeth. Eu disse a ele na época: “Vai! Kiko, você nunca mais poderá recuperar esse tempo com sua família, eu sei em primeira mão..!Eu mesmo paguei o preço”.
Eventualmente, ele concordou. Kiko é um profissional de primeira linha, um maestro – e ele não queria machucar a mim ou ao Megadeth. Encontramos uma solução para encontrar um substituto para ele durante esse período e foi quando ele apresentou e treinou Teemu Maantasary para assumir nosso lugar. No início, isso só aconteceria até a primeira semana de outubro de 2023. Porém, raramente as coisas acontecem como planejado.
A turnê de 2023 acabou e foi longa e árdua. No ano passado assistimos a uma quantidade substancial de digressões e parece que 2024 está a preparar-se para ser ainda mais intenso, com extensos compromissos de digressão que nos manterão na estrada durante a maior parte do ano.
Tivemos muitas conversas com Kiko sobre isso e todas foram muito positivas. Kiko permanecerá em uma licença prolongada, devido aos nossos pesados compromissos de turnê no próximo ano e continuaremos avançando com Teemu Maantysari como guitarrista do Megadeth.
Gostaria de agradecer ao Kiko pela sua dedicação e trabalho duro nestes últimos 9 anos, ajudando-nos a conquistar um Grammy em Dystopia e os prêmios adicionais que recebemos neste último álbum “The Sick… The Dying…and The Dead “. Eu não poderia ter feito isso sem Kiko Loureiro.
Esperamos ver todos vocês apoiando Kiko em suas próximas empreitadas e queremos vê-los no próximo ano na Killing Road. Temos planos interessantes para compartilhar com todos vocês em nosso próximo boletim informativo.
Dave Mustaine”
Traduzindo: apesar de esta declaração de Dave Mustaine deixar muito mais evidente a provavel demissão de Kiko Loureiro, ainda não temos nada às claras. Ninguém, nem Megadeth e nem Kiko Loureiro, estão jogando limpo com os fãs. Parem com esse joguinho de palavras do tipo “Kiko permanecerá em uma licença prolongada” e
“a atitude certa é prolongar a minha ausência”.
O que os fãs querem saber de verdade é se o guitarrista está fora ou não. O Megadeth já demitiu inúmeros músicos e nunca precisou usar esse tipo de artifício.
TEEMU MAANTYSARI COMO GUITARRISTA DO MEGADETH…ta indo bem, fico na expectativa sobre os próximos capítulos da novela: Kiko no Megadeth!!!! Valeu!!!!
Se nunca precisou usar este tipo de “artifício” é porque o que eles disseram é verdade. Oras, os dois foram Mega Claros e vc aí escritor, é que está cheio de nove horas vendo chifre em cabeça de porco. Se liga bro!
Verdade. Parece aquelas fãs histéricas do Pop. Nenhuma banda em sã consciência gostaria de perder um guitarrista como Kiko Loureiro. Usar palavras como “demissão” não faz sentido. Ele está ausente assim como um jogador de futebol fica afastado por lesões
Creio que devido a dedicação e transparência da parte de Kiko, com os fãs e principalmente com a banda; fez com que o próprio Dave Mustaine o tratasse com respeito e admiração equivalentes. Traduzindo meu “achismo”; a diplomacia reinou no Megadeth e não teremos resposta definitiva por enquanto.
O que dá a entender é que Kiko conquistou o coração do Mustaine, coisa que aparentemente seria impossível, a ponto do dono do Megadeth estar empurrando com a barriga tal situação até que Kiko resolva o que quer fazer…
Sou fã e não me sinto traído não…os caras estão mais maduros…e esse editor gosta de colocar chifre cabeça de cavalo…deixa os caras em paz…ou virou escudeiro do metal… ridículo
Ele escreveu baseado no anseio dos fãs, leia nossa matéria anterior e você entenderá!
Inglês tá claro. Kiko pediu demissão e não mais faz parte do Megadeth. Moving forward e next endeavors…
Jogar limpo com os fãs ??? Ao fã interessa a música as datas de shows, o resto não é da conta de ninguém. As notas liberadas já são suficiente pros fãs, mais que isso é alimentar tiétes.
Cara, eu acho que o Kiko tá com algum problema de saúde e não quer declarar, ou alguém da família dele, esse Papinho é pra não deixar isso evidente, afinal o cara tem que ter a privacidade dele nesses momentos
Kkkk o escritor tá tão curioso que transmite isso em suas palavras, ambas as mensagens são claras, agora pra curioso é fod#.
Mano…tem uma galera que não tem o que fazer em ficar questionando se o kiko vai ficar ou não. Quer resposta definitiva. Ah meu!!… Deixa os caras se virar la de acordo com a necessidade deles.
Que falta de respeito!
O cara pode estar com alguma doença grave ou então algum familiar deve estar, além de inúmeros problemas familiares possíveis. Vamos respeitar a privacidade do cara.
Para mim, o pronunciamento de ambos deixa claro que há problemas reais e familiares por parte do Kiko e Mustaine está sendo compreensivo e humano.
Polêmicas a parte; alguém aí saberia me responder porque ninguém dos meios midiáticos mostrou ou comentou que o Kiko Loureiro foi um músico brasileiro que teve competência para receber um Grammy Awards ????? Inveja ou preconceito com o Metal ????
Procure em nossas notícias anteriores e vai achar!
Não acredito que seja joguinho. Licenças prolongadas para tratamento de saúde (incluindo de filhos) é algo comum no mundo corporativo. Porque não seria em uma banda? O Megadeth está sendo extremamente respeitoso com Kiko e o Kiko com a banda. Quem está se comportando de forma infantil são os fãs e a mídia.
É só procurar se existe algum pagamento de licença pra ele.. se não tem é porque não é licença…