Ícone do site Mundo Metal

Megadeth: “era basicamente ilegal para um cara do Metal dizer que gostava do Nirvana”

Photo: Will Ireland/Classic Rock Magazine/Future via Getty Images

Há anos que ouvimos dizer que o Grunge matou o Heavy Metal na década de 90. E apesar desta afirmação não ser verdadeira, é um fato que bandas como Nirvana, Alice In Chains, Pearl Jam, assim como Soundgarden e outras, tomaram de assalto a mídia mainstream nesta época.

Era muito difícil competir com as camisas flaneladas, canções de fácil absorção e as letras depressivas que pareciam conversar bastante com o jovem naquele momento.

O ex-baixista do Megadeth, David Ellefson, concedeu uma nova entrevista ao X5 Podcast e mencionou como a cena Metal, em sua marioria, reagiu a ascensão do Nirvana. Segundo Ellefson:

“Eu morava em Los Angeles. Então, saindo do álbum ‘Rust In Peace’ do Megadeth, isso foi em 1991, estavamos começando a escrever ‘Countdown To Extinction’, e eu me lembro de dirigir pela rodovia, KNAC era a grande estação de Rock e eu me lembro de ouvir uma música chamada ‘Breed’. Eu pensei, ‘isso é foda. Que música ótima’. E então descobri que era o Nirvana. E eu gostei do Nirvana. Achei que eles eram legais, adorei o som deles. E era basicamente ilegal para um cara do Metal dizer que gostava do Nirvana. Você seria basicamente crucificado e fuzilado ao estilo execução sumária. Então não era permitido a nenhum de nós dizer isso.”

Foto: Mark Seliger para Rolling Stone EUA

Ellefson ainda contou se o Megadeth foi uma das bandas que foram influenciadas pelo Grunge em meados dos anos 90:

“Olha, eles mudaram as coias… De repente, passamos das bandas de Hair Metal para as bandas de Seattle, especialmente, com a MTV e os meios de comunicação e outras coisas dando visibilidade. E acho que fomos pegos um pouco nisso também. Quando lançamos o ‘Youthanasia’, nosso primeiro single foi ‘Train Of Consequences’, que foi bem recebido. E ‘À Tout Le Monde’ não foi. E então os fãs basicamente mudavam de canal. É claro que as bandas começaram a alterar o som delas um pouco. Principalmente a imagem. Elas continuaram sendo bandas de Metal em sua maior parte. O Metallica e o Megadeth, com certeza, sobreviveram. Nós nos adaptamos e sobrevivemos. Alguns de nossos contemporâneos apenas mantiveram o rumo das coisas como eram e, como resultado, seus negócios ficaram menores. E isso foi por mais de 10 anos, até chegar a década de 2000.

Então, sim, os anos 90 foram difíceis, especialmente para bandas de Thrash Metal. Porque houve Seattle e depois veio o Nu Metal, você sabe, o Korn, o Coal Chamber, o Limp Biskit e etc.”

E você, o que pensa sobre este assunto? Deixe sua opinião no espaço reservado para os comentários.

Ouça a nossa playlist sobre os anos 90:

Sair da versão mobile