Durante uma nova entrevista com o LifeMinute, o líder do Megadeth, Dave Mustaine, refletiu sobre o poder da música sobre as pessoas e o bem que ela proporciona a quem ouve (dependendo do tipo de música)… Ao revelar um tipo de música que ele não gosta, Dave citou o nu-metal e explicou o porquê:
“Depende. Se você acredita em todos os colóquios sobre música, há todos os tipos de ditados e coisas assim. O que me vem à mente primeiro com sua pergunta é que a música acalma a fera selvagem. E eu não sei quem cunhou essa frase, mas é bem precisa, dependendo do tipo de música. Agora, se você toca metal moderno com os caras que não sabem cantar e eles fazem a parte de gritar, isso é realmente compreensível para mim, porque eles não sabem cantar e estão fazendo o melhor que podem fazer.
Houve um período em 2000 em que tínhamos essas bandas chamadas — acho que era ‘nu metal’, e eles não faziam solos. Bem, por que eles não faziam solos? Eles não podiam fazer solos. E graças a Deus esse gênero acabou. As pessoas começaram a aprender a fazer solos. Eu diria que, se você está em uma banda ‘nu metal’, você provavelmente seria desafiado até mesmo tocando ‘Johnny B. Goode’ [clássico do rock and roll de 1958 de Chuck Berry ]. Então, estou feliz que isso acabou.”
Ele prosseguiu com sua reflexão dizendo que na música, assim como todas as áreas da vida, há coisas boas e ruins:
“Bem, eu gosto de algumas das músicas mais antigas porque as coisas novas — quero dizer, todos os acordes bons são usados. E se você pensar em quando eu comecei há 40 anos, o campo musical não tinha milhões de crianças sentadas em casa fazendo riffs de guitarra em seus computadores e depois postando online. Há coisas boas e ruins em tudo, e quando as pessoas fazem coisas para sua própria arte, isso é ótimo. Mas quando você começa a ver esses discos fabricados em que os membros da banda não tocaram, isso é fraude. Então, eu gosto de bandas que realmente tocam o que fazem.
Um dos meus guitarristas favoritos é um dos caras mais simples do mundo — é o cara do Pink Floyd, David Gilmour. Ele conseguia fazer mais com uma nota do que alguns caras que tocam hoje em dia conseguem fazer com 12. E é só uma questão de sentir — sentir. A guitarra, você está tocando, então é uma extensão do seu espírito, sua alma, e como você a faz soar. Se é como [ faz barulho de pum ], esse tipo de coisa, bem, você provavelmente ainda não se conectou com o instrumento. Tocar violino — violino tem que ser um dos sons mais terríveis de todos os tempos quando você está aprendendo, porque o som dele e da resina do arco e todas essas coisas é quase tão ruim quanto ter alguém praticando em um instrumento de sopro, como um sax ou um clarinete.”
O próximo álbum do Megadeth será lançado pelo selo Tradecraft de Mustaine com o novo selo do Frontiers Label Group, BLKIIBLK.
A banda está novamente trabalhando com Chris Rakestraw, um produtor, mixer e engenheiro envolvido nos dois últimos álbuns “The Sick, The Dying… And The Dead!” de 2022 e “Dystopia” de 2016.