O guitarrista Metallica, Kirk Hammett, discutiu sobre a popularidade atual do Heavy Metal e rebateu falas do tipo “o Heavy Metal está morto”. Sim, tem gente que acredita que o Heavy Metal morreu há muito tempo, mesmo com cada vez mais bandas excelentes surgindo todos os dias pelos quatro cantos do mundo, basta dar uma garimpada que você encontra MUITAS, mas MUITAS bandas que valem a pena! No site do Mundo Metal, nós indicamos muitas delas e indicamos muitos lançamentos incríveis, clique no menu “LANÇAMENTOS” para ver.
Voltando ao guitarrista Kirk Hamett, em uma nova entrevista ao Cumulus Podcasts, ele comentou:
“Como guitarrista, eu sempre balançava a cabeça e olhava para o outro lado porque a guitarra termina e flui. É como se a guitarra fosse popular, então a guitarra não fosse popular, a música movida pela guitarra fosse popular, então não fosse popular e então se tornasse popular novamente. É estranho porque, ao longo da minha vida, parece que as pessoas se cansam de ouvir e querem outra coisa.”
Kirk continuou:
“Mas então, quando eles ouvem muito dessa outra coisa, eles anseiam ouvir guitarra novamente, e eu juro por Deus que isso acontece desde os anos 30 e 40. Existem apenas tendências de audição. E eu vi isso. Em 1979 ou 1980, todo mundo dizia que o Heavy Metal estava morto, e o Heavy Metal ainda nem tinha florescido completamente.
Eu e todos os meus amigos estávamos ouvindo esse incrível Heavy Metal vindo do Reino Unido e da Europa e balançando a cabeça pensando ‘Se o Heavy Metal está morto, eles não estão ouvindo as mesmas coisas que nós.’ Porque era uma época muito emocionante. Porque cara, a energia que o Heavy Metal tinha era um novo híbrido de energia punk, agressividade punk, riffs de Heavy Metal.
Qualquer um que me dissesse que o Heavy Metal está morto, eu diria: ‘Não, ele simplesmente não está tocando no rádio.’ Para pessoas como você, que não têm os meios para, como você sabe, olhar além do que estão ouvindo no rádio. Eu e meus amigos reconhecemos todo um movimento.
Eu simplesmente me recusei a aceitar que o Heavy Metal está morto. As pessoas estavam meio que cansadas de todas essas coisas de guitarra. E então, todos esses sintetizadores surgiram. Todas essas bandas de sintetizadores, o novo movimento romântico como Duran Duran. Eu posso ver por que as pessoas diriam que o heavy metal está morto porque elas não estão olhando nada além de sintetizadores atualmente. Mas, por baixo da superfície, ele estava apenas esperando para atacar e voltar, e voltou com força total. Eu acredito, e agora é o mesmo ciclo.
Mas em vez de apenas sintetizadores, você tem samples. Você tem músicas inteiras criadas digitalmente. Você também tem cinco ou seis escritores em uma música, o que é alucinante para mim, porque quando você ouve a música, você fica tipo, ‘Foram necessárias cinco ou seis pessoas para fazer essa música?’ Ela apenas segue tendências, e dizer que algo está morto e nunca mais vai voltar, é uma afirmação perigosa de se dizer.”