Malice Garden, banda de Black/Death Metal de Criciúma/SC, cedeu entrevista ao redator do Mundo Metal, Cristiano Ruiz, falando sobre sua carreira musical desde que lançou a demo “Revenge Against Jesus Christ”, em 2000, até o lançamento de seu primeiro full lenght, “Supreme Instinct Numb”, em 2023. A fim de saber mais a respeito, confira o nosso bate-papo abaixo.
Em 1999, a princípio como Renegades, nasceu Malice Garden. Já em 2003, logo após o lançamento de sua segunda demo tape, “Eternal Evil Victory” (2002), a banda encerrou suas atividades e permaneceu inativa até 2018. Três anos depois de seu retorno, veio o primeiro registro oficial, o EP “Denying Creation”, no ano de 2021, e em seguida, seu debut completo, “”Supreme Instinct Numb”.
Atualmente, os músicos: Spok (guitarra e vocal), Henrique (guitarra), Orland (vocal), John K (baixo) e Jediel Carminatti (bateria) compõe o line-up do Malice Garden.
Questões:
Mundo Metal: em janeiro de 2023, Malice Garden, finalmente, lançou seu primeiro full lenght, “Supreme Instinct Numb”, pelo selo Eternal Hatred Records. Como foi o feedback das pessoas que já acompanhavam a banda há bastante tempo e, da mesma forma, como reagiram as mídias especializadas em Metal?
Malice Garden:
“O feedback até hoje tem sido muito positivo tanto pela imprensa como pelo público, Inclusive o Regis Tadeu, que não gosta muito de Black Metal, fez um vídeo com elogios a música S.I.N. em seu canal. E isso nos deu mais gás e a necessidade e resonsabilidade de fazer um próximo lançamento ainda melhor que o anterior.”
Mundo Metal: como a banda avalia a evolução de sua sonoridade desde que lançou suas duas primeiras demos, passando pelo EP, até o ainda recente debut completo?
Malice Garden:
“É normal depois de 20 anos as pessoas evoluírem, se aperfeiçoarem e terem novas influências no decorrer desse tempo. Apesar da banda estar parada, nós nunca paramos de estudar nossos instrumentos, tocamos em outras bandas, aprendemos coisas novas, técnicas novas. Todos esses fatores acabaram criando uma nova identidade e sonoridade no som da banda, mas sem perder a essência. O Death Metal ainda esta ali, mas creio que com mais influência de Black Metal.”
Mundo Metal: aconteceu algum show especial de lançamento ou turnê de divulgação do álbum “Supreme Instinct Numb”?
Malice Garden:
‘
“Não fizemos um show de lançamento oficial, mas depois do lançamento do álbum, fizemos vários shows de divulgação.”
Mundo Metal: quais são, primordialmente, as influências musicais da sonoridade do quinteto, dentro e fora do Metal extremo?
Malice Garden:
“Nós temos muitas influências, como somos uma banda de 5 membros as influencias são diversas, e como são várias cabeças, abre-se um grande leque de inspirações, mas creio que as principais são as banda de death e black metal dos anos 80 e inicio dos anos 90.”
Mundo Metal: visto que o tão aguardado primeiro full lenght chegou, quais são os planos da banda para o futuro?
Malice Garden:
“Já estamos compondo o segundo álbum, em breve teremos um single pra medir a febre.”
Mundo Metal: novamente sobre “Supreme Instinct Numb”, onde aconteceu a gravação do full lenght, quem foi o responsável pela mixagem e masterização, assim como pela produção musical? Ou seja, poderíamos saber um pouco mais sobre a história desse disco tão importante para a história da banda?
Malice Garden:
“Fizemos toda a pré produção em estúdio próprio, lapidamos as músicas e gravamos uma demo do álbum para ver como soaria, e fizemos os ajustes necessários. Só depois partimos para Porto Alegre no Hurricane Studio onde tivemos a mão profana do Sebastian Carsin como produtor, que fez toda parte de gravação, produção, mixagem e masterização do álbum.”
Mundo Metal: embora já tenhamos questionado sobre os planos futuros da banda, é sempre bom saber se já existem novas composições para um novo registro. Em suma, há músicas novas para um segundo full lenght?
Malice Garden:
“Estamos em processo de composição, as musicas novas ainda precisam de ajustes, mas em breve lançaremos um single.”
Mundo Metal: esse espaço serve para que a banda avalie a entrevista, fale sobre algo que não perguntamos e, do mesmo modo, para que fique a vontade e diga o que sentir que deve dizer:
Malice Garden (Black/Death Metal):
“Agradeço pelo espaço e pelo trabalho que tem feito em prol do underground. E quem não conhece o Malice Garden, de uma olhadinha nas redes sociais, ouçam no youtube, spotify, Deezer e indique para os amigos, o underground sempre foi no boca a boca e contamos com vocês, cada um tem sua importância, tanto os que produzem material quanto os que consomem.”
Mundo Metal:
Nós agradecemos pela entrevista e assim que houver novidades, estaremos aqui para levá-las aos amantes de Metal.
Entrevistado: Malice Garden (Black/Death Metal)
Entrevistador: Cristiano “Big Head” Ruiz