- Canção: Powerslave (Escravo do Poder)
- Álbum: Powerslave
- Ano: 1984
- Gravadora: EMI
- Banda: Iron Maiden
- Gênero: Heavy Metal
- Localidade: Londres/Inglaterra
- Idioma: Inglês
Integrantes:
- Bruce Dickinson (vocal)
- Nicko McBrain (bateria)
- Steve Harris (baixo)
- Adrian Smith (guitarra)
- Dave Murray (guitarra)

Sobre a música
“Powerslave” é a canção que intitula o quinto full lenght do Iron Maiden, que saiu em 3/9/1984, o qual muitos consideram como o melhor álbum da banda britânica, assim como também um dos melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos.
Sobre a letra:
A letra de “Powerslave (que é “escravo do poder”) tem, antes de mais nada, inspiração nos mitos do Egito antigo. A fim de sermos mais específicos, a letra se refere a Hórus e Osiris. Hórus, de acordo com o site História do Mundo, “é um deus presente na mitologia egípcia e considerado pelos egípcios como o deus dos céus. Era também o protetor da realeza, possuindo uma forte ligação com os faraós, que consideravam a si mesmos como encarnações desse deus. Consideravam Hórus igualmente como a divindade responsável pela manutenção da ordem”. Ou seja, daí vem o termo “escravo de poder”. Pois, o poder dos farós, monarcas do Egito, estava intimamente atrelado ao mito de Hórus.
Já Osiris, que perdeu o trono para Set, era o pai de Hórus. Logo após tomar o trono de Osíris, Set perseguiu Hórus por muito tempo, no entanto, Hórus consegiu provar que Set usurpou o trono do seu pai. Dessa forma, Hórus baniu Set para o deserto. .
“No Abismo eu cairei, o olho de Hórus / Nos olhos da noite, me observando partir / Verde é o olho de gato que brilha neste templo / Entra o Osíris ressuscitado, ressuscitado / Diga-me por que eu tive que ser um escravo do poder / Eu não quero morrer, sou um Deus… por que não posso viver? / Quando o Doador da Vida morre, tudo ao redor é devastado / E na minha última hora, sou um escravo do Poder da Morte.”
Em suma, até a mitologia nos deixa uma mensagem importante. O poder político sempre foi o maior causador das maiores atrocidades da história da humanidade, pois nem os “deuses” escapavam do jogo sujo da política. Em todo a história, seja na mitologia ou não na vida real, o único objetivo é o poder pelo poder, assim sendo, o objetivo de quem está com o poder nas mãos jamais é ajudar as pessoas, salvo se há interesse de adquirir mais poder.
“Quando eu estava vivendo essa mentira, o medo era meu jogo / As pessoas adoravam e caíam, caíam de joelhos / Então me traga sangue e vinho tinto para quem me suceder / Pois ele é um homem e um Deus e ele morrerá também / Agora estou com frio, mas um fantasma vive em minhas veias / Silencie o terror que reinava, marmorizado em pedra / A casca de um homem que Deus preservou por mil eras / Mas abra os portões do meu Inferno, eu atacarei do meu túmulo”

Ouça a canções “Powerslave” (Escravo do Poder), fazendo, desse modo, com que sua mente viaje pelos mistérios do Egito antigo. Boa viagem!
“Powerslave”
“Into the Abyss I’ll fall, the eye of Horus
Into the eyes of the night, watching me go
Green is the cat’s eye that glows in this temple
Enter the risen Osiris, risen again”“(Ahh) Tell me why I had to be a Powerslave
(Ahh) I don’t wanna die, I’m a God… why can’t I live on?
(Ahh) When the Life Giver dies, all around is laid waste
(Ahh) And in my last hour, I’m a slave to the Power of Death”“When I was living this lie, fear was my game
People would worship and fall, drop to their knees
So bring me the blood and red wine for the one to succeed me
For he is a man and a God and He will die too”
“(Ahh) Tell me why I had to be a Powerslave
(Ahh) I don’t wanna die, I’m a God… why can’t I live on?
(Ahh) When the Life Giver dies, all around is laid waste
(Ahh) And in my last hour, I’m a slave to the Power of Death”“Now I am cold but a ghost lives in my veins
Silent the terror that reigned, marbled in stone
A shell of a man God preserved for a thousand ages
But open the gates of my Hell, I will strike from my grave”“(Ahh) Tell me why I had to be a Powerslave
(Ahh) I don’t wanna die, I’m a God… why can’t I live on?
(Ahh) When the Life Giver dies, all around is laid waste
(Ahh) And in my last hour, I’m a slave to the Power of Death”“Slave to the Power of Death…
Slave to the Power of Death…”
Redação e Interpretação: Cristiano “Big Head” Ruiz
Considero o disco PowerSlave o album mais próximo do estilo Power Metal mesmo, grande clássico!!!! Letra incrível e dinâmica tem essa música, refrão marcante como sempre!!!! Valeu galera!!!!