Ícone do site Mundo Metal

New York Dolls: David Johansen, vocalista e compositor, morre aos 75 anos

Matt Winkelmeyer/Getty Images

Mais uma lenda da música nos deixa. Dessa vez, portanto, a partida pertence a uma das grandes figuras do New York Dolls. Assim sendo, com toda a certeza, uma das bandas mais icônicas do Punk Rock. O vocalista, compositor, e cofundador da banda, David Johansen, faleceu aos 75 anos de idade. Contudo, a sua morte aconteceu em sua casa em Staten Island.

Hoje mais cedo (sábado, 1º de março), o representante de Johansen divulgou a seguinte declaração:

“David Johansen morreu em casa na cidade de Nova York na tarde de sexta-feira de mãos dadas com sua esposa Mara Hennessey e sua filha Leah, cercado por música, flores e amor. Ele tinha 75 anos e morreu de causas naturais após quase uma década de doença.”

Entretanto, Johansen revelou no mês passado que estava vivendo e lutando contra um câncer em estágio 4, além de um tumor cerebral. Diagnosticado em 2020, Johansen tratou de manter sua doença em sigilo. Todavia, devido ao grave fardo financeiro, ele queria compartilhá-la com seus fãs e apoiadores. Em novembro de 2024, ele caiu e quebrou as costas em dois lugares, o que exigiu cirurgia. Apesar de um procedimento bem-sucedido, David ficou acamado e incapacitado.

Em uma declaração na época anunciando uma campanha de arrecadação de fundos por meio do Sweet Relief Musicians Fund para ajudar com suas contas médicas, Johansen disse:

“Estamos vivendo com minha doença há muito tempo, ainda nos divertindo, vendo amigos e familiares, seguindo em frente, mas essa queda no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças realmente nos levou a um nível totalmente novo de debilitação. Esta é a pior dor que já senti em toda a minha vida. Nunca fui de pedir ajuda, mas esta é uma emergência. Obrigado.”

A filha de Johansen, Leah Hennessey, acrescentou em fevereiro:

“David está em tratamento intensivo para câncer em estágio 4 há quase toda a última década. Houve complicações desde então. Ele nunca tornou seu diagnóstico público, pois ele e minha mãe Mara geralmente são pessoas muito reservadas, mas nos sentimos compelidos a compartilhar isso agora, devido ao fardo financeiro cada vez mais severo que nossa família está enfrentando.”

Mais tarde, falando exclusivamente com a People sobre seu pai, Leah disse:

“Ele está muito, muito doente, mas está lendo todas as mensagens e entrando em contato com pessoas com quem não fala há muitos anos. A conexão é provavelmente a melhor coisa para ele agora — assim como é para todos nós.”

Leah prosseguiu:

“Ele está totalmente conosco — mentalmente, emocionalmente, [mas] ele está fisicamente incapacitado.”

Outras informações sobre o líder do New York Dolls

David foi recentemente o tema do documentário de Martin Scorsese e David Tedeschi “Personality Crisis: One Night Only”, que captura brilhantemente uma noite de músicas e histórias de David, e dá um pouco de contexto à tapeçaria selvagem da vida do cantor.

Em resumo, David ficou amplamente reconhecido através de uma das primeiras bandas Punk que surgiram ao longo do tempo. Falamos, portanto, do New York Dolls. Primeiramente, David iniciou sua trajetória com a David Johansen Band, antes de se reinventar novamente na década de 1980 como Buster Poindexter. Inspirado por sua paixão pelo Blues e pelo Folk americano arcano, David formou o grupo The Harry Smiths. De todas essas encarnações, só para ilustrar, o músico é mais frequentemente reconhecido por seu trabalho em um punhado de filmes. Podemos citar o clássico de Natal “Scrooged” e a comédia de pista de corrida “Let it Ride”. Por fim, antes de seu falecimento, ele apresentou seu programa de rádio semanal “The Mansion Of Fun” na SiriusXM.

Além disso, David teve uma exposição de suas pinturas em Nova York no verão passado na galeria Elliot Templeton Fine Arts.

David Johansen performs at City Winery on February 19, 2016 in New York City.Bobby Bank/Getty Images

Contudo, nós do Mundo Metal, prestamos todas as condolência à família de David Johansen, amigos do músico, pessoas ligadas ao New York Dolls e a todos os fãs da arte perpetuada por Johansen.

Sair da versão mobile