Ícone do site Mundo Metal

O Judas Priest criou o Heavy Metal ao lado do Black Sabbath? KK Downing responde!

Photo: Kevin Winter, Getty Images

Em uma nova aparição no canal “Life In Six Strings”, o guitarrista KK Downing, membro fundador do Judas Priest e atualmente no KK’s Priest, foi perguntado sobre qual foi o papel do Judas Priest e o seu próprio papel na criação do Heavy Metal. KK Downing chutou a modéstia para longe e disse o seguinte:

“Lembre-se, eu era um garoto, apenas um jovem adolescente querendo ouvir mais dessa música que ouvi pequenos pedaços, mas estava com muita fome e frustrado por não ter o suficiente, então eu fui obrigado a criá-la. Não existia. Mas eu queria mais disso. Eu pensei: ‘Ok, vou sentar e escrever a música que eu gostaria de ouvir e espero que haja muito mais pessoas por aí como eu, que se relacionem com essa música e o que ela fará por nós, crianças brancas da classe trabalhadora, ela fará por nós o que a música blues fez pelas pessoas que estavam sofrendo, e essa música as ajudou em sua classe trabalhadora e com aquela opressão que sofriam.

talvez essa música possa fazer o mesmo por nós. E é isso que o heavy metal é, para mim. E chegou em todo o mundo. E isso nos uniu porque todos podemos nos relacionar com isso. Então é um assunto muito, muito interessante. E é por isso que ele foi sendo criado, porque se você não tem os criadores, você não vai ter o público que vai decidir ‘eu gosto disso’. Então você tem que criá-lo primeiro. Então, para mim, tivemos, fora das grandes bandas de blues progressivo, tivemos o próximo passo que foi Judas Priest, Black Sabbath, Scorpions, UFO, Accept…

Então você tem todas essas bandas e, eventualmente, uma nova onda, quem quer que seja, começa a entrar e somar ao estilo também, e obviamente depois tivemos o Iron Maiden, o Saxon e você tinha o próximo nível de bandas chamadas New Wave Of British Heavy Metal. Então esse é o conceito interessante. É por isso que estou feliz e me sinto tão abençoado por ter nascido em 51. O início do heavy metal teve que acontecer mais ou menos na época em que eu tinha 16, 17, digamos, 18 anos, para podermos criar isso para outras pessoas quererem ouvir.”

Sair da versão mobile