Ragne Wahlquist, guitarrista e vocalista do grupo cult de Metal sueco, Heavy Load, morreu no início deste mês aos 69 anos de idade enquanto gravava o mais novo álbum de estúdio da banda.
Todos sabemos a importância de Ragne Wahlquist para o Metal sueco. O Heavy Load foi a primeira banda do gênero no país e desencadeou uma verdadeira onda que reverbera até os dias de hoje.

Se a Suécia é um dos países mais aclamados da atualidade se pensarmos na qualidade de seus artistas e na revelação de novos nomes, muito disso se deve ao papel fundamental de Ragne no passado.
Como uma boa banda sueca, o Opeth não poderia deixar de homenagear o importante músico. Em suas redes sociais, o vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt postou a seguinte mensagem:
“RAGNE WAHLQUIST, 1955-2025. DESCANSE EM PAZ.
É com o coração pesado que nos despedimos do frontman/vocalista/guitarrista do Heavy Load, Ragne Wahlquist. Enquanto escrevo isso, não consigo compreender totalmente essa perda terrível. Conheci Ragne pela primeira vez durante um dos infames torneios kubb (organizados por Peder e Ewa. Obrigado!) junto com seu irmão (e baterista do Heavy Load) Styrbjörn Wahlquist.
Ragne era um personagem maravilhoso. Espirituoso, afiado, poético, determinado e simplesmente uma pessoa comum. Um músico soberbo e inspirador. Ele é um amigo que lamento não ter tido tempo de conhecer melhor. Mandei mensagem para os irmãos no dia de ano novo desejando a ambos um “feliz ano novo” e recebi um “obrigado” e um lindo poema de Ragne. Mal sabia eu que essa seria a última vez que ouviria falar dele. Eu (em nome do Opeth) estendo nossas mais calorosas condolências a Styrbjörn e ao resto da família Wahlquist, bem como a seus amigos e fãs.
Heavy Load é a primeira banda de Heavy Metal da Suécia e também contribuiu para a cena fora de sua própria música ao operar os estúdios Thunderload. Ragne também foi autor dos dois livros épicos ‘The Wahlgaard Saga Pt 1 & 2’. Um projeto que eu sei que ele gostava muito e tinha muito orgulho, vale a pena investigar. Ragne (nem Styrbjörn) nunca se comprometeu com nada relacionado à sua arte e criatividade. Apesar das dificuldades que vêm com essa postura no mundo comercial da música e da arte, ela certamente exige respeito.
Eu experimentei essa determinação quando Ragne e Styrbjörn gentilmente me convidaram para os estúdios Thunderload para ouvir uma mixagem bruta de sua mais recente obra-prima ‘Riders Of The Ancient Storm’. Foi incrível! Só sentar lá e comer bolinhos de canela e beber café com essas duas lendas do Heavy Metal teria sido bem (ou mais do que) o suficiente para mim. Mas então ter uma audição de pré-lançamento de seu primeiro disco desde 1983!? Foi incrível ao ponto do absurdo. Os irmãos estavam tão orgulhosos (como deveriam estar). Eles me trataram com tanto respeito e calor naquele dia (e em todas as outras vezes que nos encontramos). Eu nunca vou esquecer isso.
A música de Ragne certamente continuará a abalar as próprias fundações de Valhalla! Ele fará muita falta!”
Assim como Åkerfeldt, deixamos mais uma vez nossos mais sinceros pêsames a família, amigos e fãs de Ragne. Que sua música perdure pela eternidade!