Apesar do vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt ter se negado a falar sobre o assunto em uma recente entrevista ao canal grego TV War, de acordo com vários varejistas online, incluindo a Amazon do Reino Unido e a FNAC da França, o Opeth lançará de fato seu novo álbum conceitual intitulado “The Last Will and Testament”, no dia 11 de outubro, via Atomic Fire Records.
A informação era algo que todos já esperavam, já que alguns integrantes da banda tinham confirmado que o grupo trabalhou em segredo no novo material. Além disso, Ian Anderson, fundador do Jethro Tull, também disse em uma entrevista que tinha participado de material que estaria no novo álbum do Opeth. Esta informação foi confirmada por Åkerfeldt.
Entendemos que o Opeth queira fazer o anúncio oficial na data planejada, mas essa postura de segredo absoluto não combina com os tempos de hoje. Se você tem muitas pessoas trabalhando em um projeto, elas começarão a falar sobre isso e fatalmente a sua informação irá vazar de alguma forma.
A FNAC ainda revelou que o novo trabalho do quinteto sueco estará disponível em diversos formatos como CD, LP, vinil colorido, boxset e fita cassete.
O décimo quarto disco do grupo será o primeiro com o baterista Waltteri Väyrynen (Abhorrence, ex-Paradise Lost, Bodom After Midnight e Bloodbath). A seguinte formação gravou o novo material: Mikael Åkerfeldt (vocal/guitarra), Fredrik Åkesson (guitarra), Martin Mendez (baixo), Waltteri Väyrynen (bateria) assim como Joakim Svalberg (teclado).
Fãs de Opeth, alegrem-se com o novo álbum chegando mais cedo do que vocês esperavam!