O vocalista William Daniel McCafferty, que carinhosamente conhecemos como Dan McCafferty, nasceu em Dunfermline, na Escócia, em 14 de outubro de 1946 e, portanto, se estivesse vivo, completaria 78 anos na data de hoje. Ele atuou no Nazareth, banda de Hard Rock que ajudou a fundar, de 1968 a 2013, quando se afastou por complicações em seu estado de saúde.
08/11/2022, um dia triste para o Hard Rock e para a música de modo geral
Um dos maiores drives de todos os tempos se calou no dia 8/11/2022, pouco tempo após completar 76 anos. A causa da morte não foi revelada, mas pode ter alguma relação com a doença pulmonar que ele já enfrentava há alguns anos.
Como conheci Nazareth
Me lembro como se fosse hoje. Eu estava no carro de um amigo, no final da década de 80, e ouvi Nazareth pela primeira vez através do live-album SNAZ. A banda me impressionou, porém não tanto quanto a poderosíssima voz de Mccafferty. “Holiday”, “Hair Of The Dog”, “Razamanaz”, “Telegram”, “Big Boy”, “This Flight Tonight”, “Every Young Man’s Dream”, “Love Hurts”, assim como todas aquelas canções clássicas me conquistaram em pouco tempo e têm lugar cativo em minha alma.
Depois conheci outros álbuns, “Hair Of The Dog”, “Razamanaz”, “2XS”, “Ballads” até ouvir todos. Tive a sorte e a honra de assistir Dan MacCafferty, já idoso e doente, dando um show de interpretação em Curitiba, em 2011, e pude vivenciar todas aquelas canções ao vivo e em cores. Foi um momento único e inesquecível. Dois anos após esse concerto, Dan deixou o Nazareth a fim de cuidar de sua saúde.
Influenciando gerações de vocalistas de Hard Rock
Já ouvi dizer que Axl Roses escolheu seu definitivo timbre de voz, influenciado em Dan. Nunca consegui confirmar essa afirmação, porém o seu cover de “Hair Of The Dog” é bem fiel à gravação original e em alguns momentos, nessa e outros músicas, realmente os timbres tem semelhança.
Lamentavelmente, há dois anos, mais um herói se foi, mais um estrela se apagou, contudo estará para sempre brilhando no coração de todos aqueles que vivenciaram o seu legado musical e sua voz magistral. Afinal de contas, em 8/11/2022, o mundo perdeu a voz com o maior drive de todos os tempos!
CONFIRA AS RESENHAS DOS CLÁSSICOS “RAZAMANAZ” (1973) e “HAIR OF THE DOG” (1975):