PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Projeto de lei pretende instituir em Belo Horizonte o Dia do Heavy Metal

A vereadora Dra. Michelly Siqueira (PRD) entrou com pedido de emenda para alterar a Lei nº 11.397/22, que consolida a legislação que institui as datas comemorativas em Belo Horizonte.



Através do Projeto de Lei 144/2025, ela pretende instituir no calendário comemorativo da capital mineira o dia 1 de novembro como o “Dia do Heavy Metal”.

Abaixo a reprodução da justificativa do Projeto de Lei da vereadora:

“Belo Horizonte é amplamente reconhecida como o berço do Heavy Metal brasileiro, tendo sido o ponto de partida para bandas pioneiras que marcaram o cenário nacional e internacional. Na década de 1980, a cidade viu surgir grupos como o Sepultura, que levou o nome de Belo Horizonte ao mundo, tornando-se uma das bandas mais influentes da história do Metal. Outras bandas, como Eminence, também consolidaram a cena local e contribuíram para a diversidade e riqueza do gênero.



O impacto dessas bandas transcendeu fronteiras, influenciando subgêneros como Black Metal, Death Metal, War Metal e Thrash Metal. O Sepultura, por exemplo, conquistou milhões de fãs ao redor do mundo, vendeu milhões de discos, recebeu discos de ouro e platina e influenciou bandas de renome, como Korn e Slipknot. Além disso, Belo Horizonte se tornou um celeiro de talentos, com bandas locais que ajudaram a moldar e fortalecer a identidade do Heavy Metal extremo no Brasil e no exterior.

Diante desse legado, a instituição do Dia Municipal do Heavy Metal, a ser celebrado em 1° de novembro, é um reconhecimento da importância cultural, artística e histórica desse movimento na capital mineira. A data homenageia não apenas as bandas que levaram o nome da cidade para o mundo, mas também os músicos, produtores, fãs e todos aqueles que fazem do Heavy Metal uma expressão cultural viva e relevante.

Dessa forma, esta proposta reforça o papel de Belo Horizonte como referência no cenário do Metal, celebrando sua contribuição para a música e valorizando um estilo que carrega consigo uma identidade forte e autêntica.”



Apesar do contato com a vereadora, não houve retorno do motivo da escolha do dia 01 de novembro como o “Dia do Heavy Metal”. Na minha opinião, o mais justo seria dezembro, data em que a Cogumelo Records, icônica loja/gravadora mineira que inclusive tem um Catálogo comemorativo lançado com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou em 1985 seu primeiro disco, o split “Bestial Devastation/ Século XX”, com Sepultura e Overdose, um marco do Metal não só mineiro, mas nacional.

O projeto encontra-se no estado “Tramitando”, na fase atual de “Apreciação pela Comissão/Mesa”.

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]