Ícone do site Mundo Metal

“Quando a disco apareceu, toda a indústria parecia dar as costas ao metal. Diziam que o metal estava morto”, diz Rob Halford

Photo: Guillermo Legaria Schweizer

Rob Halford, vocalista do Judas Priest, tem uma longeva trajetória de sucesso dentro do Heavy metal ao lado de sua banda que sempre esteve entre as primeiras referências quando o assunto é Metal.

Ao longo de cinco décadas de estrada, Halford viu muitas tendências chegarem e irem embora. Entre elas está a Disco Music, que emergiu da cena noturna estadunidense nos anos 70 e ganhou popularidade entre um público mais amplo, com o sucesso de artistas como Donna Summer, Bee Gees e Gloria Gaynor, que dominaram as paradas de sucesso.

Isso fez com que outros gêneros começassem a ser quase esquecidos ou deixados de lado por um tempo, e de acordo com Rob Halford, o Metal também sofreu nessa época, visto que foi ofuscado tanto pela chegada da disco quanto pela cena punk emergente que estava ganhando cada vez mais espaço.

Em entrevista a Metal Hammer, Halford relembrou daqueles tempos difíceis para o Metal, que apesar de tudo, sobrevive e passa muitíssimo bem até os dias de hoje, enquanto outras tendências desapareceram.

“Quando a disco apareceu, toda a indústria parecia dar as costas ao metal. Foi difícil para muitos de nós, principalmente quando estávamos fazendo ‘Sin After Sin’ (1977), porque todo mundo estava nos dizendo que o metal estava morto, é tudo sobre punk, mas nós apenas adotamos uma abordagem de esperar para ver. Agora, globalmente, o metal é popular de uma forma que eles nunca teriam previsto, e está inspirando pessoas ao redor do mundo.

“Quando chegamos à British Steel (década de 1980), começamos a nos sentir mais confiantes sobre quem éramos e o que estávamos fazendo. Finalmente, pudemos pagar o aluguel e comprar uma garrafa de leite para o nosso cereal! Naquela primeira década, tudo o que ganhamos voltou para o pote. Por meio de pura determinação e autoconfiança, chegamos ao ponto crítico, mas nunca chegamos a um ponto em que era como: ‘Conseguimos, rapazes, então vamos relaxar.’”

(Photo credit: Gonzales Photo – Jan-Erik Eriksen).
Sair da versão mobile