Em um podcast chamado “Talk Louder”, o talentoso vocalista do Queensryche, Todd La Torre, descorreu sobre diversos temas, entre eles, o fato do cantor ser um fumante inveterado e mesmo assim conseguir registrar uma performance incrível em todas as suas bandas e projetos.
Sobre isso, Todd disse o seguinte:
“Dio sempre fumou. Luciano Pavarotti sempre fumou. Garanto, quer dizer, acho que ele morreu de câncer de pulmão, mas ele cantou como um passarinho. Olha, há um grande cantor chamado Fabio Lione; ele é um cara italiano. ele é meio que da escola power metal, cantando melódico. Quero dizer, aquele cara fuma como uma chaminé. Ele provavelmente tem a minha idade e está no mesmo patamar ou mais.”
Lembrando seus tempos de Crimson Glory, Todd continuou:
“Lembro-me de quando entrei no CRIMSON GLORY. alguns amigos diziam, ‘Você deveria fazer aulas com este treinador de canto. Ele ensinou Midnight. Ou Midnight teve aulas com ele E blá blá blá’. E então fui fazer uma avaliação, tipo, O que estou fazendo certo? O que estou fazendo de errado? Não sei o que estou fazendo, Estou apenas fazendo o que faço. Ele disse, ‘Você sabe quantas pessoas vêm a mim como você?’ E eu disse, ‘Provavelmente muitos.’ Ele respondeu, ‘Muito poucos.’ Ele me disse, ‘Você tem uma técnica incrível. Você tem isso e aquilo e blá blá blá blá blá, Mas agora vamos descobrir suas fraquezas’. As pessoas perguntam, ‘Você se aquece? Você faz isso?’ PARA SER HONESTO, em Noventa por cento do tempo eu literalmente tomo um café e fumo e o pre-roll está rolando e eu vou dar uma última tragada no cigarro. Então eu saio e canto, e tenho feito isso sempre.”
Continuando sobre o professor de canto:
“Sobre a história do professor de canto, eu disse a ele, ‘Olha, eu sou fumante.’ Ele respondeu, ‘Vou te dar minha opinião honesta sobre isso. Eu tenho sido um treinador de voz profissional para muitos cantores e blá blá blá. Olha, não isso não é saudável. Eu não vou sentar aqui e te dizer que é saudável. Não é. Faz mal à saúde. Mas no que diz respeito a cantar, na minha opinião, depois de fazer isso por 40 anos, não acho que isso arruine sua voz. Acho que, primeiro, todo mundo é diferente. Mas tudo é condicionado.”
Todd continua:
“É engraçado porque há pessoas que fumam maconha, mas não fumam cigarros. E eles vão dizer coisas do tipo, ‘Fumar cigarros é ruim para você.’ Eles não se consideram fumantes porque estão fumando maconha. Eu fico pensando coisas do tipo, ‘Ouça, você está inalando fumaça, o que é irritante e vai secar você. E você ainda está sugando essas coisas.’ Você se hidrata de dentro para fora, então quando você passa água pela sua voz, sim, pode ser um pouco calmante, mas você não está necessariamente hidratando as pregas vocais da mesma forma que seu corpo será hidratado através do consumo de água e que vai para os tecidos e músculos e coisas assim.
Então é uma concepção que as pessoas pensam, ‘Oh, se eu apenas beber alguma coisa, o líquido que passa pela minha garganta vai de alguma forma fazer minhas cordas vocais ficarem boas.’ Então eu bebo água ao longo do dia. Eu não bebo álcool, eu nunca estive bêbado na minha vida, eu nunca fumei maconha na minha vida, eu nunca usei nenhuma outra droga além da nicotina, que eu admito, Parei por dois anos Muitos anos atrás. havia uma doença na família e então por causa do estresse, comecei de novo. Era uma doença muito grave que estava acontecendo na minha família.
Mas nesses dois anos que eu parei, e eu ainda estava cantando como eu canto, eu nunca cantei melhor, não mudou minha voz em nada, eu não estava cantando mais alto por causa disso. Foi exatamente a mesma coisa. As pessoas vão sentar lá e dizer, ‘Oh, ele não atingiu essa nota. Os cigarros não estão funcionando para ele.’ Mas então na noite seguinte eu vou lá e vou esmagá-los. E eu fumei mais um maço desde então. o que eles vão dizer? É, tipo, não importa que eu esteja falando, Estou em um ônibus de turismo com recirculação de ar, há pessoas ficando doentes ao seu redor, Acabei de tocar 17 músicas do QUEENSRŸCHE seguidas, e sejamos honestos, não é uma coisa fácil para as pessoas cantarem, então é uma coisa muito exigente do ponto de vista vocal. Eu não estou tentando defender o fumo, mas é um comentário muito justo que, ‘Ei, provavelmente fumar não está fazendo nenhum favor a você.’ Eu concordo com isso, não está.”
Se analisarmos as performances vocais de La Torre, podemos chegar a conclusão que o vocalista é realmente um fenômeno. Alguém discorda?