Entre 2015 e 2019, o vocalista Ronnie Romero fez algumas apresentações ao vivo junto ao Rainbow de Ritchie Blackmore. Porém, devido a críticas a sua performance, Romero ficou tão deprimido que chegou a pensar em suicídio em duas ocasiões. O músico chileno que mora na Romênia foi questionado pelo Babblermouth.net sobre como as críticas on-line o afetaram e se ele dava atenção a elas.
Ele conta:
“No passado, eu dei atenção sim. Foi muito ruim para mim. Sinceramente, você tem um cara, um sul-americano, que se mudou para a Europa para ter uma chance na vida. Nem tanto na música, mas para ter uma chance de ser ou viver melhor. De repente você está nos holofotes e você tem muita gente falando de você de um jeito bom, mas também de um jeito ruim. Eu estava prestando muita atenção. Isso me deu muito estresse e frustração. Foi um momento conturbado da minha vida profissional, e também da minha vida pessoal, quando me divorciei há quase três anos, foi muito difícil para mim. Esta é a primeira vez que vou dizer isso: tive a intenção de cometer suicídio duas vezes. Foram tempos muito difíceis. Eu estava prestando muita atenção no que as pessoas falavam sobre mim. A partir daí, precisei liberar um pouco nas redes sociais. Tentei fazer o meu melhor. As pessoas vão me criticar de qualquer maneira . Nos tempos em que vivemos, todo mundo pensa que tem o direito de dizer o que quiser. Estou muito bem com críticas à minha carreira, vocais e talento. Tudo bem para mim se você disser: ‘Não gosto deste álbum. Não gosto de suas canções. Não gosto de como você canta. Você não é um bom cantor.’ Tudo bem. Faz parte do jogo quando você está no mundo da música. Mas quando as pessoas vão para o lado pessoal, não é legal. Vou te dizer, foi muito difícil para eu controlar.”
Para mudar sua forma de ver as coisas e ignorar os críticos, Romero conta o seguinte:
“Eu tinha minha esposa comigo naquele momento e ela estava me ajudando muito. E alguns amigos. Foi por causa deles. Caso contrário, você estaria falando sobre o aniversário do meu falecimento. Estou apenas curtindo agora. Se você for às minhas redes sociais, tudo é diversão. É sobre meus cachorros, minha nova esposa, meu tempo livre, música com meus amigos. Estou tentando aproveitar a vida e fazer o que gosto. Se as pessoas gostarem, tudo bem. Se as pessoas não gostarem, ainda estou bem com isso.”
Opinião:
“Todos podemos criticar algo. Mas quando tomamos uma crítica profissional e a trazemos para o lado pessoal, seja de um músico ou de outro tipo de profissional, acabamos por atingir diretamente a pessoa, e por isso podemos prejudica-la e muito. Ronnie é só mais um exemplo de como alguém pode sofrer com isso. Felizmente, a história dele terminou bem e ele superou isso. Mas poderia ter sido pior.
Acho que a mensagem principal que fica é: Respeite o lado pessoal de cada ser humano, se for criticar algo, critique o profissional.“