“Crown Of Thorns” é o décimo segundo full lenght da banda sueca de Melodic Death/Thrash Metal, The Crown, desde que ela passou a se chamar como a conhecemos hoje, fato que ocorreu no ano de 1998. Anteriormente, entre 1990 e 1998, o nome do quinteto era Crown of Thorns, justamente o título de seu mais recente lançamento. Como Crown Of Thorns, foram lançados dois álbuns completos, “The Burning” (1995) e “Eternal Death” (1997).
No dia 11 de outubro de 2024, veio à luz, portanto, pelo selo Metal Blade Records, o sucessor de “Royal Destroyer”, mais de três anos após o seu lançamento. Atualmente, formam o line-up do The Crown os seguintes músicos: os guitarristas Marcus Sunesson e Marko Tervonen, o vocalista Johan Lindstrand, o baixista Mattias Rasmussen e o baterista Mikael Norén.
A definição da sonoridade do The Crown como Melodic Death/Thrash pode, certamente, trazer uma falsa expectativa em potenciais ouvintes, já que no caso específico, o elemento Melodic em nada significa ausência de agressividade. Ou seja, ao contrário do que se possa imaginar, ao ouvirmos as composições da banda oriunda da cidade de Trollhättan, nos surpreendemos com Metal extremamente agressivo e de altíssima qualidade.

Um rolo compressor chamado “The Crown”
Assim que nos deparamos com os primeiros segundos da canção “I Hunt with the Devil”, nasce, novamente, o rolo compressor que atende pelo nome de The Crown, passando de forma avassaladora por cima de tudo, sem qualquer resquício de misericórida. A voz agressiva de Johan Lindstrand mostra, mas uma vez, o seu poder de destruição, sendo, sobretudo, a característica mais marcante da música do The Crown.
Em seguida, na faixa “Churchburner”, é impossível não notar que a dupla de guitarristas, Marcus Sunesson e Marko Tervonen, incendeia toda essa massa sonora pesada através de seus riffs e solos. Já a faixa “Martyrian”, evidencia positivamente a cozinha do baixista Mattias Rasmussen e do baterista Mikael Norén, músicos que passaram a fazer parte da banda posteriormente ao lançamento de “Royal Destroyer”. Aliás, essa canção é na qual os elementos do que chamamos Melodic Death tornam-se mais explícitos.
Logo depois, o debutante Mattias Rasmussen conduz a introdução de “Gone To Hell” através de suas lindas frases de baixo. Vale lembrar que coube a Mattias a difícil missão de substituir um membro original da banda, Magnus Olsfelt, e ainda assim, ele se saiu muito bem em todas as trezes faixas do novo disco. Tanto em “Howling at the Warfield” quanto em “The Night is Now”, a dinâmica rítmica vária entre a mais cadenciada e a extremamente acelerada, dessa forma, através de tais alternâncias, trazendo mais prazer à audição em seu contexto geral.

“Crown Of Thorns” é um disco de uma banda que sabe exatamente o que fazer de sua música
Não fossem algumas pequenas passagens mais melódicas das guitarras, poderíamos classificar “God-King” como sendo puramente Thrash Metal, pois ela carrega consigo todos os elementos primordiais desse amado subgênero. No entanto, no caso de “The Agitator”, canção que dura menos de dois minutos, não restam dúvidas que se trata de um puro Metal Porrada. A fim de encerrar uma trinca totalmente dedicada ao Thrash, passamos também pela composição “Where Nightmares Belong. Apesar dessa música contar no final com a participação da cantora Elina Tervonen executando voz lírica, ainda assim abraça com louvor o estilo que nasceu na primeira metade dos 80s.
Coube a canção “The Storm That Comes” a tarefa de encerrar o décimo segundo capítulo completo da história musical do The Crown. Digamos que foi uma escolha feliz da produção do disco. Ela reúne, de alguma forma, todos os ingredientes que fizeram parte das composições do track list.
Algumas versões do disco ainda apresentam três canções bonûs que são bem aceleradas, “Ternally Infernal”, “No Fuel for God”, assim como “Mind Collapse”, e todas elas poderiam muito bem fazer parte da lista principal de faixas do disco.
Grattis The Crown till ännu en fantastisk release i din långa karriär.
Nota 8,7
Integrantes:
- Marcus Sunesson (guitarra)
- Marko Tervonen (guitarra)
- Johan Lindstrand (vocal)
- Mattias “Arvid” Rasmussen (baixo)
- Mikael Norén (bateria)
Faixas:
- 1.I Hunt with the Devil
- 2.Churchburner
- 3.Martyrian
- 4.Gone to Hell
- 5.Howling at the Warfield
- 6.The Night Is Now
- 7.God-King
- 8.The Agitator
- 9.Where Nightmares Belong
- 10.The Storm That Comes