Rock Minute: lançamentos 2023, Faces Of Death (Brasil), Suffocation (América), Iron Savior (Alemanha) e Sorcerer (Suécia)
Seguindo os passos e inspirado nos quadros Dica Rápida e Madrugada Metal, abrimos uma nova
porta para aqueles, que assim como nós, curtem diversos estilos, mas por conta da famigerada
“falta de tempo” ou mesmo a falta de curiosidade, deixam que alguns discos e/ou bandas passem
despercebidos.
Sabemos que, às vezes, ouvir um single ou ir na carona de quem já conhece a banda (ou álbum), facilita. Dessa forma, o mergulho ao conhecimento pode ser feito sem grandes receios, similarmente, como o que acontecia quando um amigo nos mostrava um disco.
Em Rock Minute, falaremos em poucas linhas sobre as bandas e discos apresentados nesta
sessão.
Hora de listar quatro bandas e seus respectivos novos trabalhos, que em nosso ponto de vista merecem atenção especial e audições também especiais.
Sem mais, sejam bem vindos ao… Rock Minute.
Faces of Death – “Evil”

Três anos após “Usurper Of Soul”, segundo álbum oficial da carreira, o quarteto paulistano edita mais um disco de inéditas. Trata-se de “Evil”, terceiro disco lançado oficialmente em 31 de outubro de 2023.
Resgatando o Thrash Metal oitentista, o novo trabalho apresenta 10 faixas distribuídas em aproximadamente 41 minutos de duração, mergulhando igualmente no Death Metal old school de nomes como Benediction, Morbid Angel, Monstrosity, Autopsy, Suffocation, entre outros.
Mais que “um novo álbum do Faces Of Death”, temos em mãos um disco brigando por uma boa posição na lista de Melhores do Ano, figurando na categoria Thrash Metal.
Singles extraídos de “Evil”: Stronger Than You, Evil (lyric video):
SUFFOCATION – “Hymns from the Apocrypha”

Cinco anos após “Of Dark and Light”, oitavo álbum da carreira, o quinteto americano de Brutal Death/Technical Death Mtal edita mais um álbum de inéditas.
Intitulado “Hymns from the Apocrypha”, o novo disco (9º da carreira) lançado oficialmente no dia 03 de novembro, apresenta 08 novas faixas, além da regravação de “Ignorant Deprivation” lançada, a princípio, no álbum “Breeding The Spawn”, segundo registro da banda editado em maio de 1993.
Mantendo a fórmula de seus últimos trabalhos, além de uma produção de altíssimo nível, o novo registro é mais um degrau rumo ao mainstream numa categoria onde o quinteto surfa com convicção.
Com “Hymns From The Apocrypha”, o Suffocation garantiu não apenas uma vaga na lista de “Melhores Do Ano”, assim como é um forte candidato na disputa pelo pódio.
Singles extraídos de “Hymns From Apocrypha”: “Seraphim Enslavement”, “Delusions Of Mortality” (lyric video), “Perpetual Deception” (vizualizer video):
IRON SAVIOR – “Firestar”

Três anos separam “Skycrest” de “Firestar”, novo e décimo quinto álbum de inéditas do quarteto alemão capitaneado pelo polivalente Piet Sielck.
Lançado oficialmente no dia 06 de outubro, o novo álbum apresenta 11 novas composições, além da regravação para “Heading Out To The Highway”, oficialmente lançada pelo Judas Priest em seu oitavo álbum de estúdio, “Point Of Entry” , editado em fevereiro de 1981.
De volta a “Firestar”: ainda em planos de lançamento, o vocalista/guitarrista e líder, Piet Sielck, adiantara que o novo trabalho traria a sonoridade dos primeiros registros do Iron Savior. Em especial, aquela que podemos ouvir nos excelentes “Iron Savior” (1997), “Unification” (1999) e “Dark Assault” (2001), e de fato isso aconteceu.
Em síntese, mais um disco espetacular na carreira do Iron Savior, que deve figurar na lista de Melhores do Ano na categoria Power Metal.
Singles extraidos de “Firestar”: “In The Realm Of Heavy Metal”, “Together As One” e “Firestar”:
SORCERER – “Reign of the Reaper”

Três após o lançamento de “Lamenting Of the Innocent”, terceiro registro de inéditas editado em maio de 2020, o quinteto sueco de Epic Doom Metal lançou mais uma obra prima musical, “Reign Of the Reaper”, quarto e excelente trabalho da carreira.
Lançado oficialmente em 27 de outubro de 2023, o disco apresenta 08 novas composições, distribuídas em 47 minutos de duração.
Trazendo a mesma fórmula do trabalho anterior, “Reign Of The Reaper” desponta como uma obra prima de grandes proporções musicais na história de uma banda que tem muito a oferecer.
Recentemente, a banda adicionou ao seu line up o baterista Stefan Norgren, excelente músico que é conhecido por trabalhos brilhantes ao lado do Seventh Wonder, banda oficial de Tommy Karevik, que é, atualmente, vocalista do Kamelot.
Ainda sobre o novo trabalho: inegavelmente, um dos melhores trabalhos (senão o MELHOR) na categoria Epic/Doom Metal, editado em 2023, e um forte candidato ao lugar mais alto do pódio.
Singles extraídos de “Reign Of The Reaper”: “Morning Star”, “Curse Of Medusa” e “Reign Of The Reaper”:
Indicação e Redação: Geovani “Olho de Peixe” Vieira