O Setembro Negro Festival se tornou um dos grandes festivais de Metal no Brasil, porém não acontecerá mais em 2024.
Com toda a certeza, o evento ganhou corpo ao longo dos anos e, mesmo com pausas forçadas, foi reunindo forças e conquistando o seu lugar. Decerto, se tornou o lugar ideal para o encontro de fãs do metal extremo e, em edições recentes, outros subgêneros do Metal como o próprio Heavy Metal.
A 15ª edição aconteceu em setembro de 2023, consolidando o festival, além de incluir mais datas em um total de 4 dias (dias 8, 9 e 10 de setembro, além da Pré-Festa no dia 7) com 36 bandas dos mais variados lugares do planeta. Tudo isso além das bandas brasileiras.
O Mundo Metal fez a cobertura total, estando presente nos 4 dias de evento e publicou resenhas dos shows que aconteceram em cada dia de festival. As resenhas você confere conosco aqui:
- Pré-Festa – dia 7 de setembro de 2023 (quinta-feira – feriado de Independência do Brasil) – 6 bandas
- 1º dia – dia 8 de setembro de 2023 – 10 bandas
- 2º dia – dia 9 de setembro de 2023 – 10 bandas
- 3º dia – dia 10 de setembro de 2023 – 10 bandas
De acordo com o comunicado oficial via Tumba Productions, a 16ª edição do Setembro Negro não acontecerá esse ano. Entretanto, não se trata de um fim trágico de um festival tão personalizado e com a cara do fã de música pesada e extrema. As informações determinam uma pausa para terem mais tempo para organizar algo ainda maior do que apresentaram na edição passada. Portanto, se por um lado fica o sentimento de tristeza, assim conforme menciona o comunicado, também existe a empolgação para que o Setembro Negro volte ainda maior e mais poderoso.
Comunicado sobre o Setembro Negro Festival
“É com um misto de emoções que vão da tristeza a empolgação, que comunicamos a não realização do festival Setembro Negro neste ano de 2024. Foram 15 edições brutais, sendo que a ultima foi um imenso passo em direção a algo maior e, por isso mesmo chegamos a conclusão que uma pausa é necessária.
Temos convicção sobre a importância do festival para a cena METAL brasileira e até mesmo mundial. É uma incrível oportunidade de intercambio com bandas de diversos países e estilos, de vermos apresentações de bandas que não frequentam o ‘mainstream’, e que talvez não tivessem a chance de se apresentar em um pais, muitas vezes distante, de terceiro mundo como é o Brasil.
Organizar o festival Setembro Negro nunca foi fácil, foram diversos desafios, mas sempre superados e, a edição de 2023 atingiu um nível de excelência sonhado por nós. Isso fez com que tomássemos essa difícil decisão, pensando no melhor para o festival, bandas, headbangers e para a cena METAL.
A não realização do festival nesse ano não é uma pausa definitiva, apenas temporária. Ela vem para permitir um planejamento para que um novo patamar seja atingido e temos certeza que headbangers e bandas que sempre estiveram presentes no festival não irão se decepcionar. O METAL underground continua sendo o motivo de nossa existência e temos certeza que em breve estaremos juntos na celebração que sempre foi o festival Setembro Negro.
No mais, a equipe da Tumba Produções, agradece as bandas, headbangers, imprensa especializada e todas as pessoas que de alguma maneira nos apoiam nessa incrível jornada que é o festival Setembro Negro.
Até breve.”
Afinal, seria por conta do sucesso de outros festivais anuais? Ou até mesmo por conta dos vários shows grandes que acontecerão esse ano? Por fim, o que fica é a esperança de que o Setembro Negro possa retornar com força total e nos presentear com grandes nomes do Metal, tanto daqui do nosso país como também de todo o globo terrestre.