Ícone do site Mundo Metal

Sodom: “o Metal está se tornando mais comum”, diz Angelripper

Reprodução / Facebook

Em entrevista com o “HRH Metal With Dan Chan”, o baixista e vocalista Tom “Angelripper” do Sodom falou sobre como a indústria da música mudou em 4 décadas desde a fundação do grande nome do Thrash alemão.

Tom comentou:

“Está ficando mais difícil hoje em dia, eu acho. Quando lembro do primeiro contrato que assinei, com a SPV/Steamhammer, lembro que foi horrível – os contratos e todas essas coisas. Mas hoje em dia, tudo, a cena musical completa mudou. Muitas bandas estão se espalhando para a cena todos os meses. Se eu recebo uma nova revista – Rock Hard, revista Metal Hammer – centenas de bandas estão saindo todos os meses. Na minha opinião, tudo está saindo de controle. O metal está se tornando mais comum. Quando começamos a ouvir metal, queríamos ser odiados. Não queríamos que todas as outras pessoas ouvissem heavy metal porque heavy metal tem que ser algo realmente especial. E, na minha opinião, essa é a razão pela qual o Sodom ainda está vivo. SODOM é uma banda sólida – nós nunca mudamos, mesmo hoje em dia. Nós nunca mudamos nossa música. Sempre fizemos a música que amamos. Não houve nenhuma ordem de fora para mudar alguma coisa. Quando você volta aos anos 90, muitas bandas mudaram suas músicas por causa de interesses comerciais das gravadoras. SODOM é a última banda – nunca mudamos nada. Nós apenas fazemos a música que queremos. E esse é o segredo por trás da nossa música. Mas o negócio mudou, realmente. Está ficando cada vez mais comercial. as chamadas bandas de metal – se você vai ver ao vivo no palco com shows maiores, não há certeza, pois eu sei que muitas bandas de metal não tocam ao vivo em um show. E este é o fim.”

Angelripper conclui:

“Mas o SODOM ainda é uma banda de metal. E esse é o segredo. Nunca mudamos. Faremos o nosso metal o mais pesado possível. Sempre tentamos escrever boas músicas e tentamos melhorar como músicos, com nossos instrumentos e todas essas coisas. Se você fala com bandas ou músicos mais jovens, é muito difícil entrar na cena, por causa dos contratos. Agora, as gravadoras querem ganhar dinheiro com a venda de mercadorias, que as bandas estão vendendo em turnê. Isso não era possível no começo – era minha mercadoria; eu vou vender isso. Então, sempre posso dar a dica – se você conseguir um contrato de gravação, leve um advogado que vai verificar isso. Não assine nada. É muito difícil. Mas como SODOM, nós nunca olhamos o que outras bandas fazem – nós nunca olhamos para a esquerda ou para a direita – nós apenas fazer nossa música, e esse é o segredo.”

E ai? Concordam com Tom?

Sair da versão mobile