Solos de Guitarra sempre serão um dos maiores atrativos em uma música de Rock ou Heavy Metal. Este quadro é sobre isso.
APRESENTAÇÃO
Aqui é o espaço no qual falaremos de um dos principais elementos que embelezam o Rock e o Metal.
Portanto, sejam bem-vindos ao “Solos de Guitarra Fantásticos e Onde Habitam”.
Em todos os capítulos, lembraremos aqui de solos que tornaram suas canções especiais ou se tornaram inesquecíveis como verdadeiros masterpieces de seus criadores, os guitarristas.
Enfim, desfrutem de nossas lembranças.
Atenção, esse quadro não apresenta ranking algum e jamais o fará.
Que tal conhecermos os cinco solos de hoje?
1.”SWEET CHILD O’MINE” DE SLASH (GUNS ‘N ROSES)
Em 21 de julho de 1987, o mundo conhecia “Appetite For Destruction”, álbum de estreia do quinteto norte americano Guns’n’Roses.
Logo após o seu lançamento, o disco colocou a banda no topo das paradas mundiais, tornando-se um dos discos mais aclamados de na história do Hard Rock.
Contendo 12 excelentes faixas, “Appetite For Destruction” mostra além da fórmula perfeita de se fazer Hard Rock, solos excepcionais em quase todas as faixas, porém em especial, a canção “Sweet Child O’Mine” chama a atenção por conter um dos solos mais bem elaborados e bem construídos na carreira do grupo.
Ouça, veja e confira a genialidade de Slash:
2.”FOREVER FREE” DE CHRIS HOLMES E BLACKIE LAWLESS (W.A.S.P)
Lançado no dia 03 de abril de 1989, “The Headless Children” é o quarto álbum da discografia da banda americana de Heavy Metal, W.A.S.P.
Contendo 10 faixas inéditas, o disco apresenta faixas excepcionais, destacando, em particular, as performances brilhantes das guitarras comandadas pela dupla Blackie Lawless e Chris Holmes. Em um dos grandes momentos do disco, podemos ouvir “Forever Free”, talvez uma das mais belas canções da carreira da banda.
Aviso: este comentário contém doses cavalares de exagero.
Em uma performance belíssima, a dupla Lawless & Holmes, oferece ao ouvinte um solo simples, porém carregado de melodias dividido em duas partes. A primeira parte acontece aos 2:20s quando Lawless dá o “start”, quebrando-o rapidamente por um pre chorus, enquanto Holmes finaliza aos 2:53s.
Inegavelmente, um dos grandes momentos do disco.
3.”AMAMOS LA VIDA” DE WOLF HOFFMANN (ACCEPT).
Lançado oficialmente em 1º de fevereiro de 1993, “Objection Overruled” é o nono álbum da carreira da banda alemã de Heavy Metal, Accept.
O disco marca o retorno do vocalista oficial Udo Dirkschneider e também o reencontro da banda com o Heavy Metal, haja visto que no seu antecessor “Eat the Heat”, eles tentaram uma mudança de sonoridade ao flertar claramente com o Hard Rock americano.
Dentre as 11 canções, destaques para “Amamos La Vida” e seu solo impressionante e impactante.
Confira:
4.”GUTTER BALLET” DE CRISS OLIVA (SAVATAGE)
Oficialmente lançado em 1º de dezembro de 1989, “Gutter Ballet” é o quinto disco da carreira dos americanos do Savatage.
Contendo 11 faixas inéditas, o disco é mais um trabalho primoroso na carreira do quarteto (na época) destacando além de sua musicalidade, um Heavy Metal flertando com elementos de música clássica, a performance absurda de Criss Oliva, um dos melhores guitarrista do estilo e claro, um dos membros mais importantes do Savatage.
Mais que um música, “Gutter Ballet” é uma espécie de identidade musical de Criss Oliva, haja visto sua genialidade ao executar em sua guitarra um dos solos mais belos de toda a discografia do Savatage.
No entanto, é preciso estar morto para não sentir as notas vibrantes de Criss Oliva e sua guitarra.
5.”STAIRWAY TO HEAVEN” DE JIMMY PAGE (LED ZEPPELIN)
Em 08 de novembro de 1971, o mundo da música recebia “Led Zeppelin IV”, como bem entrega o título, trata-se do quarto disco da carreira dos britânicos do Led Zeppelin,
Contendo oito faixas, o disco apresenta canções onde além de sua sonoridade ímpar destacam-se principalmente os trabalhos de guitarras conduzidos de forma magistral por Jimmy Page.
Porém, dentre as canções de destaque, é impossível não se entregar as melodias cativantes (e apaixonantes) de “Stairway To Heaven”, uma obra de arte em forma de música e dona de um dos solos mais belos na história do Rock (opinião pessoal).
Mais que uma bela canção, “Stairway To Heaven” mostra a combinação perfeita entre letra e melodia cujo resultado não poderia ser outro senão um hino imortalizado e atemporal.
Confira.
Aliás, confira nosso capítulo anteior:
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.