Desde o seu surgimento em meados de 1996, Tristania, que era liderada por Morten Veland, foi conquistando seu espaço no Metal ao redor do mundo. Sendo grande expoente do Gothic/Doom, coberto por camadas de Black Metal em seu princípio, a banda norueguesa foi tomando corpo e se consolidando dentro do cenário. Acompanhado pela sempre inesquecível presença da esplendorosa Vibeke Stene, o reino musical esteve por tempos em seu comando.
Após a saída de ambos os citados, houve a busca de novo fôlego com Mariangela Demurtas percorrendo os caminhos do Symphonic Metal e perdurando até este exato dia 17 de setembro de 2022, quando foi revelado o anúncio do fim através de sua página oficial no Facebook.
A discografia ficará pela eternidade que só a música é capaz de promover. São 7 álbuns de estúdio, (“Widow’s Weeds”, de 1998, “Beyond The Veil”, de 1999, “World Of Glass”, de 2001, “Ashes”, de 2005, “Illumination”, de 2007, “Rubicon”, de 2010, e “Darkest White”, de 2013), além de outras compilações, demos e singles lançados ao longo da carreira.
O line-up atual era: Mariangela “Mary” Demurtas, Anders Hoyvik Hidle, Ole Vistness, Gyri Losnegaard, Tarald Lie e Kjetil Nordhus.
Os integrantes que fizeram parte em outros momentos dessa trajetória foram: Vibeke Stene, Morten Veland, Østen Bergøy, Kjetil Ingebrethsen, Rune Østerhus, Svein Terje Solvang e Kenneth Olsson.
O pronunciamento final diz sobre a situação atual que acabou gerando no encerramento da banda. Os shows que seriam feitos na América do Sul foram todos cancelados. O principal motivo para esta decisão é referente aos problemas médicos passados pelos família de um dos integrantes. Confira:
“O Tristania acabou”
“Após 26 anos na cena internacional do metal, os membros do Tristania tomaram esta semana a pesada decisão de encerrar a banda. Isso significa que os planos futuros, incluindo a turnê pela América Latina programada para dezembro, foram cancelados.
Lutando por alguns anos realmente desafiadores, como o resto do mundo, estávamos ansiosos para a turnê pela América Latina, que seria nosso próximo grande compromisso.
Na semana passada veio a notícia de uma grave situação médica na família de um de nossos membros, o que tornará impossível seguir planos de curto e longo prazo. Isso foi um choque para nós e sentimos muito por compartilhar isso.
O Tristania é uma banda que buscou apresentar sempre algo que fosse 100% para nossos fãs e seguidores. Tudo isso aconteceu num momento que não poderia ter sido pior e é especialmente triste para nós não podermos encontrar nossos amigos na América Latina novamente. Sempre tivemos uma relação especial com nossos fãs latino-americanos.
Nossas sinceras desculpas a todos que serão afetados por nossa decisão.
Queremos agradecer a todos com quem trabalhamos juntos por quase três décadas compondo músicas, gravando, lançando e fazendo turnês, mas especialmente gostaríamos de agradecer de coração à Continental Concerts que esteve ao nosso lado nos bons e maus momentos. Parte significativa da carreira da banda.
Por último, mas não menos importante, gostaríamos de agradecer aos nossos fãs leais em todo o mundo por experiências incríveis e apoio. Foram 26 anos agitados. Agora, vamos todos valorizar as lembranças.”
Confira a nota oficial antes de matar a saudade de um de seus grandes discos ao conferir a resenha do
magnífico “Widow’s Weeds”, debut de 1998: