Em outra entrevista para o apresentador John Beaudin do canal RockHistoryMusic.com, Rik Emmett, ex-vocalista e guitarrrista do power trio canadense de Prog/Hard Rock, Triumph, e que promove sua obra literária, “Lay It On The Line – A Backstage Pass To Rock Star Adventure, Conflict And Triumph”, confirmou seu recente diagnóstico de câncer de próstata.
Embora seja algo bastante preocupante, Rik se monstrou sereno em entrevista:
“…Tenho que tomar remédios e outras coisas. Acabei de fazer outra biópsia. Vou descobrir em algumas semanas se o tumor terá que ser removido ou poderá permanecer. Homens da minha idade, todos deveriam ser examinados regularmente. Você tem que tentar ficar à frente disso. E eu estou à frente disso. Mas meu pai teve isso por cerca de 20 anos no final de sua vida, espero que o meu não evolua rapidamente”
“Há uma estatística – acho que 80% dos corpos dos homens quando ficam velhos, quando fazem autópsias, têm algum tipo de câncer de próstata. Então, se você viver o suficiente, provavelmente vai ter. Então, isso não me assusta. Me assustaria se alguém me sentasse e dissesse: ‘sim, foi removido. Estamos descobrindo em outros lugares agora.’ Porque eu estive lá com meus irmãos e minha mãe e sei como é, eu diria. ‘Bem, isso não é bom. Quanto tempo eu ainda tenho?'”
Ainda que o câncer de próstata seja um dos mais comuns em homens, ele é a segunda principal causa de mortes por câncer nos mesmos. Porém, também pode ser uma das formas de câncer mais curáveis. Analisando esta estatística favorável, é possível entender a reação esprançosa de Rik, pois ele demonstrou conhecimento da mesma.
A última gravação de Rik Emmett com o Triumph foi o álbum “Surveillance” em 1987, pois ele deixou a banda logo depois. Em 1992, Triumph lançou um único disco sem Rik, “Edge of Excess”, com o guitarrista Phil X lhe substituindo, mas, infelizmente, a banda encerrou suas atividades pouco tempo depois.
Posteriormente, o line-up original se reuniu novamente para alguns shows e dessa reunião nasceu o live album “Live at Sweden Rock Festival“.