O baterista original do Type O Negative, Sal Abruscato, conversou com Drew Stone do The New York Hardcore e relembrou os tempos de convivência com o saudoso vocalista Peter Steele, que faleceu em 2010 aos 48 anos em decorrência de uma insuficiência cardíaca.
Abruscato falou sobre a vulnerabilidade e generosidade de Steele e de que forma isso foi prejudicial ao lendário vocalista. Ele afirma que após deixar a banda, ele passou a perceber melhor como o grupo estava se deteriorando e como Peter estava sendo prejudicado. Veja o relato triste e emocionante de Sal Abruscato:
“Bem, Peter era um cara bom. Ele era um cara doce. Ele tinha um bom coração. No final das contas, ele tinha um bom coração, mas também era muito vulnerável. Ele estava vulnerável. Ele sabia no fundo que se tornar bem-sucedido seria sua morte, porque eu vou te dizer, uma coisa eu vi de estar do lado de fora do Type O Negative, observando a deterioração que aconteceu ao longo dos anos. As pessoas o usavam. Ele era um cara legal, era generoso – porra, mas eles o usavam. todo mundo estava usando ele. Até os próprios membros da banda, porque ele era um burro de carga. E todos tentaram o máximo que puderam. Até que ele teve um problema muito sério, e eu sei que todo mundo tentou o melhor que pôde, mas era um pouco tarde demais.”
Abrucasto relembrou os seus últimos momentos de contato com Steele:
“Lembro-me de conversar com ele literalmente duas semanas antes de ele falecer, e ele me disse que tudo o que lhe restava eram 3.500 dólares em seu nome. Então, ele morreu basicamente sozinho na Pensilvânia, de certa forma. – sim, tanto faz – mas todo mundo caiu fora quando os bons tempos acabaram. Todo mundo foi embora quando as drogas acabaram, porque ele tinha que estar sóbrio e limpo. Quando ele me contou isso, foi tipo… E ele me falou sobre pessoas que eu nunca vou nomear. Ele me disse que emprestou dinheiro para pessoas e elas nunca o pagaram, porque ele tinha um bom coração. E é uma pena que tenha terminado assim para ele. Se ele também fosse ao médico regularmente, talvez ele pudesse… Mas, novamente, o estrago estava feito. Mas esse era o lado de Pete, mocinho e um artista profético, um letrista profético. Ele tinha uma visão que estava três passos à frente de todos os outros. Um cara muito inteligente, muito inteligente em muitos aspectos diferentes. Não como ‘médico inteligente’, mas inteligente de outras maneiras, artisticamente e na maneira como ele via e interpretava as coisas. Ele era muito inteligente.”
O Type O Negative foi fundado em 1990 por Peter Steele e Sal Abruscato. Em sua passagem pela banda, de 1990 a 1994, Abruscato gravou os álbuns Slow, Deep and Hard (1991), The Origin of the Feces (1992) e o aclamado Bloody Kisses (1993).
Depois do lançamento do terceiro álbum, Abruscato deixou a banda para se juntar ao Life Agony.
Além disso, Abruscato foi o vocalista do A Pale Horse Named Death, seu próprio projeto paralelo.

