Nascido em 7 de fevereiro de 1965, em Downey, Califórnia, Jim Durkin foi um músico de grande referência na cena da Bay Area e um dos membros fundadores da banda americana de Thrash Metal, Dark Angel.
O início:
Formado em 1981, sob o nome Shellshock, o qual foi mudado dois anos depois, em 1983, ao descobrirem que havia outra banda com o mesmo nome.
Mudança de nome:
Como Dark Angel, o quinteto formado na época por Don Doty (vocais), Eric Meyer (guitarras), Rob Yahn (baixo), Jack Schwartz (bateria) e Jim Durkin (guitarras) lançou de forma independente “Gonna Burn”, demo tape contendo seis faixas, seguida de “Hell’s On Its Knees” e “Live Demos”, ambas editadas em 1984.
A grande estreia aconteceu em 1985, ano em que foi lançado o full lenght “We Have Arrived”, contendo sete faixas inéditas, divididas em pouco mais de 35 minutos.
Na época, o movimento Thrash da Bay Area estava começando, ao mesmo tempo, a banda começou a tocar em bares e clubes locais chamando a atenção de fãs, críticos e mídias especializadas.
A boa recepção de “We Have Arrived” garantiu ao quinteto uma pequena turnê como banda de abertura para grupos como Megadeth, Venom, Exodus, Agent Steel, Exodus, Savage Grace Possessed, Corrosion Of Conformity e Slayer.
Os discos seguintes, “Darkness Descends” e “Leave Scars”, vieram nos anos de 1986 e 1989, respectivamente.
Ainda em 1989, Durkin deixa o Dark Angel e pro seu lugar, foi chamado Brett Eriksen do Viking. Sua estreia aconteceu oficialmente no 4º registro, “Time Does Not Heal”, lançado em fevereiro de 1991.
Fora do Dark Angel, o músico participou de algumas bandas como guitarrista fixo e também como convidado. Dentre elas, Hirax, Tank, Anger As Art, Violent Omen, Pagan War Machine, Blood Alliance, Dreams Of Damnation, Ruthless, e Witchery.
Após longo hiato, retornou ao Dark Angel em 2013, onde permaneceu até os dias atuais.
Ao lado dos demais membros, o guitarrista estava trabalhando em um novo álbum, o tão aguardado quinto registro de inéditas.
Há também alguns shows marcados para este ano, nos quais, o álbum “Darkness Descends” será tocado na íntegra.
No dia 10 de março, em comunicado oficial, sua esposa, Annie, anunciou o falecimento de Jim Durkin, através das redes sociais :
“Com o coração partido e pesado, quero compartilhar que o amor da minha vida, meu melhor amigo e marido, Jimmy, faleceu na manhã de quarta-feira. Ele não estava sozinho, eu estava com ele junto com alguns amigos próximos até o fim. Ele fará muita falta e ninguém poderá substituir o amor que tenho por ele. Que descanse em paz. Sempre Teu, Sempre Meu, Sempre Nosso…Meu Amado Imortal. Eu o verei novamente.”
Também através das redes sociais, os membros do Dark Angel se pronunciaram com a seguinte mensagem:
“Nós da família Dark Angel estamos profundamente tristes e arrasados com a notícia de que nosso irmão e fundador Jim Durkin faleceu na manhã de quarta-feira. Gostaríamos de agradecer a seus fãs por sua lealdade e apoio contínuos. Em breve publicaremos uma declaração completa. Pedimos que respeitem a privacidade da família enquanto lamentamos a perda deste grande homem.”.
*Jim Durkin faleceu aos 58 anos de idade.
Em homenagem ao guitarrista, escolhemos “Darkness Descends” como o álbum que….VALE A PENA OUVIR DE NOVO.
Integrantes:
- Don Doty (vocal)
- Jim Durkin (guitarra)
- Eric Meyer (guitarra)
- Rob Yahn (baixo)
- Gene Hoglan (bateria)
Faixas:
- 1. Darkness Descends
- 2. The Burning Of Sodom
- 3. Hunger Of The Undead
- 4. Merciless Death
- 5. Death Is Certain (Life Is Not)
- 6. Black Prophecies
- 7. Perish In Flames