Ícone do site Mundo Metal

Vale a pena ouvir de novo!: Lucifer’s Friend – “Lucifer’s Friend” (1970) – Homenágem póstuma ao saudoso John Lawton

Divulgação / LUCIFER'S FRIEND

Lucifer’s Friend – “Lucifer’s Friend” (1970)

Fevereiro de 1970: os ingleses do Black Sabbath estreavam com “Black Sabbath”, álbum auto-intitulado.

Considerado por muitos como o primeiro álbum de Heavy Metal, o disco teve duas datas de lançamento sendo a primeira delas no dia 13 de fevereiro através da Vertigo Records no Reino Unido e em 01 de junho do mesmo ano pela Warner Bros Records nos Estados Unidos da América.

Bem recebido, “Black Sabbath” (o disco) contemplou a banda com disco de ouro em países como Canadá e Reino Unido, disco de platina nos Estados Unidos, alcançou a 8a posição nas paradas do Reino Unido, a 23a posição na US Billboard 200, além de integrar a lista dos “1001 Albums You Must Hear Before You Die” (Álbuns que você deve ouvir antes de morrer).

Deep Purple – “In Rock”

Junho de 1970: no dia 5 do referido mês, chegava às lojas “In Rock”, quarto trabalho de inéditas do Deep Purple.

O disco que marca as estreias de Ian Gillan (vocais) e Roger Glover (baixo) foi o primeiro álbum da banda na Europa, alcançando a 4a posição no Reino Unido onde permaneceu por mais de um ano.

Ao mesmo tempo que nos Estados Unidos, o disco atingiu a 143a posição da US Billboard 200, além de figurar na 1a posição em países como Alemanha e Austrália.

A faixa “Black Night” atingiu a 2a posição nas paradas do Reino Unido, tornando-se dessa forma o single com a maior posição da banda no país.

“In Rock” ainda contemplaria a banda com disco de ouro em países como Alemanha, França, Itália, Suíça, Suécia, Reino Unido, assim como nos Estados Unidos.

Lucifer’s Friends – Debut

Enquanto isso, os alemães do Lucifer’s Friends lançavam seu álbum de estreia.

Auto intitulado, o disco conta com 08 excelentes faixas trazendo em sua sonoridade a fusão perfeita entre o Hard Rock, Heavy Metal e o Progressive Rock, flertando também com o Jazz e o Fusion em alguns trabalhos. Aliás, a versatilidade sonora do grupo lhes rendeu o título de “Proto-Doom Metal”.

Oriundo de Hamburgo, Alemanha e formado em 1970, o grupo contava com John Lawton (vocais), Peter Hesslein (guitarras), Dieter Horns (baixo), Peter Hecht (teclados) e Joachim Reitenbach (bateria), o quinteto foi um dos primeiros grupos a fundir o Heavy Metal com o Progressive Rock, criando assim o embrião do chamado Progressive Metal.

Além do referido título, a banda também foi considerada como uma das pioneiras do Doom Metal ao lado dos ingleses do Black Sabbath, já que Lawton & Cia escreveram letras consideradas “obscuras” em seu debut.

O início do Doom Metal

Por trazer letras sombrias e fazer uso a exaustão de teclados e guitarras, o Lucifer’s Friend foi comparado a nomes como:

Deep Purple, Led Zeppelin, Grand Funk Railroad, Black Sabbath e Uriah Heep.

Tais semelhanças sonoras fizeram com que os fãs dos grupos supracitados prestassem atenção ao quinteto alemão. Mas, infelizmente, o mesmo não teve um gravadora que lhes desse o apoio merecido, já que durante alguns anos seus discos eram verdadeiros tesouros perdidos.

Um contrato com a Elektra Records aconteceu em 1977, porém a mudança de direcionamento musical aliado a dificuldade que os fãs tinham em encontrar o material físico da banda foram as grandes pedras no caminho do Lucifer’s Friends que lançou no total 10 álbuns, sendo “Black Moon” seu último registro de inéditas.

Aos amantes de Heavy, Hard, Classic e Progressive Rock… Vale a pena ouvir de novo.

Heaven Birthday, John Lawton!

Integrantes:

Faixas:

Redigido por: Geovani “Lactopurga” Vieira

Sair da versão mobile