Breve Histórico:
Formado em 1979, em Tampa/FL, na América, o quarteto Avatar, formado pelos irmãos Jon Oliva (vocais, baixo) e Criss Oliva (guitarras), além de Steve Wacholz (bateria) e Keith Collins (baixo), lançava, em setembro de 1983, “City Beneath The Surface”, Ep de estreia contendo três faixas extraídas de sua primeira demo tape, editada em fevereiro do mesmo ano.
Lançado no formato edição limitada (apenas 1000 cópias) e trazendo em sua sonoridade o Heavy Metal, propriamente dito, o trabalho apresenta “City Beneath Surface”, “Sirens” e “The Whip”, três excelentes faixas que mais tarde integrariam o álbum de estreia da “nova” banda dos irmãos Oliva, o Savatage.
Ano de destaque: 1983
Lançado oficialmente no dia 11 de abril de 1983, “Sirens” é o primeiro trabalho da carreira do quarteto americano (na época) Savatage, ex-Avatar, banda liderada pelos já citados Jon e Criss Oliva.
Gravado no Morrisound Studios, em Tampa/FL, e masterizado no Criteria Studios em Miami, o disco apresenta nove faixas calcadas no bom e velho Heavy Metal, distribuídas em aproximadamente 36 minutos de duração.
A distribuição ficou a cargo da Par Records, gravadora independente que já havia trabalhado com a banda quando estes atendiam por Avatar.
Algumas das faixas presentes em “Sirens” fazem parte das demos “Living For The Night” (Avatar) e a primeira demo oficial do Savatage, após a mudança de nome. Ambas foram lançadas no mesmo ano, 1983.
Segundo Jon Oliva, as gravações de “Sirens” e “The Dungeons Are Calling” aconteceram no mesmo dia, porém o tempo total dos dois trabalhos ultrapassavam o tempo limite estipulado pela gravadora. Isso fez com que a banda e a gravadora optassem por lançá-los separadamente.
Ainda segundo Jon, a opção de gravar os dois trabalhos na mesma semana deu-se pelo fato da banda não ter grana suficiente para pagar as gravações, já que a grana disponível naquele momento daria apenas para pagar um dia de gravação no estúdio.
Com isso, “The Dungeons Are Calling” foi lançado meses depois, em março de 1984, no formato EP.
Apesar dos discos seguintes moldarem e determinarem a sonoridade do Savatage, “Sirens” aparece como um excelente trabalho de estreia, mostrando principalmente a veia Heavy Metal na qual a banda estava mergulhada.
Algumas observações acerca do álbum e banda:
- *Antes de formarem o Avatar, Jon e Criss Oliva integraram as bandas Tower e Alien.
- *Originalmente, “Sirens” apresenta uma capa em tons azuis, diferente da versão inglesa onde a mesma apresenta crianças em uma espécie de túnel subterrâneo e o logo da banda em tom de verde. A arte inglesa é uma referência ao livro infantil ” The Borribles Go For Broke”, escrito por Michael de Larrabeiti em 1981.
- *O disco ganhou relançamento e faixas bônus em 1994, 2002 e 2011.
- *Em 2011, a gravadora Earmusic remasterizou e lançou a versão de “Sirens” e “The Dungeons Are Calling”, juntos num único disco.
- *A faixa “Out On The Streets”, originalmente gravada pelo Avatar, foi gravada posteriormente no álbum “Fight For The Rock”, terceiro full lenght lançado em 1986.
- *Ainda sobre “Sirens”, o disco é considerado por muitos como o trabalho mais pesado na carreira do Savatage.
Aos amantes do bom e velho Heavy Metal… Vale a pena ouvir de novo.
Integrantes:
- Jon Oliva (vocal)
- Criss Oliva (guitarra)
- Steve Wacholz (bateria)
- Keith Collins (baixo)
Faixas:
- 1.Sirens
- 2.Holocaust
- 3.I Believe
- 4.Rage
- 5.On The Run
- 6.Twisted Little Sister
- 7.Living For The Night
- 8.Scream Murder
- 9.Out On The Streets