O primeiro álbum do Shaman será para sempre um dos maiores clássicos do Power Metal brasileiro. Por motivos óbvios, “Ritual” está marcado em nossos corações e memórias. Por isso, hoje, vamos relembrar tudo o que cercou o lançamento desta grande obra!
O que rolava na época
Era setembro de 2002: os suecos do In Flames lançavam “Reroute To Remain”, sexto registro de sua discografia.
Lançado oficialmente no dia 03 do referido mês, o disco marca o início da mudança de sonoridade do quinteto que saia de um Melodic Death Metal mais intenso para um “Modern Melodic Death Metal”, portanto, agradando uma nova leva de fãs e desagradando grande parte dos antigos.
Os números expressivos de vendas garantiram à banda uma vaga no famoso “Ozzfest”, edição 2005. Ademais, ainda no mês de setembro, os suecos do The Hellacopters também lançavam um novo disco de inéditas.
Intitulado “By The Grace Of God”, o quinto álbum do quinteto chegava às lojas em 18 de setembro do referido ano, trazendo grandes expectativas, visto que “Toys and Flavor”(single) foi um fator predominante para o sucesso do disco anterior.
Do Brasil…
Enquanto isso, os brasileiros do Shaman, banda formada por ex-integrantes do Angra, lançavam “Ritual”, álbum de estreia editado em agosto de 2002.
Após deixarem o Angra, o vocalista André Matos, o baterista Ricardo Confessori, assim como o baixista Luis Mariutti montaram um nova banda batizada de Shaman. Hugo Mariutti, guitarrista e irmão de Luís, integraria o line up meses depois.
Produzido por Sascha Paeth (Viper, Rhapsody Of Fire, Angra, Gamma Ray, Running Wild, Virgo, Epica, At Vance, Avantasia, assim como Kamelot e outros), o disco apresenta 10 faixas inéditas distribuídas em pouco mais de 55 minutos de duração calcadas no Heavy Power/Melodic Power Metal.
Conceitual, o álbum explora assuntos pertinentes às culturas indígenas e também ao xamanismo. A excelente recepção (merecida) no Brasil por parte de fãs e críticos fez de “Ritual” um disco de sucesso, despontando em vendagens dentro e fora do país, assim como ultrapassando a marca de 500 mil cópias vendidas.
…para o mundo!
O disco não ficou restrito apenas ao país de origem da banda, Brasil, sendo lançado em mais de 15 países.
Meses depois a banda embarcou na “World Ritual Tour”, turnê que durou aproximadamente dois anos e meio, passando pela Europa, América Latina, Ásia, assim como Brasil, totalizando mais de 130 shows.
Em 2003, o Shaman era um nome forte na lista dos grandes grupos, ocupando excelentes posições nas votações dos veículos especializados, e “Ritual”, posteriormente, foi eleito “O Melhor Disco de 2002” em muitos destes veículos.
Em 2003, a banda realizou um show no Credicard Hall, em São Paulo, com participações de convidados especiais. Dentre eles, Andi Deris (Helloween), Sascha Paeth (Virgo, Avantasia, ex Heavens Gate), George Mouzarek, Michael Weikath (Helloween), Marcus Viana, assim como Tobias Sammet (Edguy, Avantasia).
O show integraria o primeiro DVD da banda intitulado “Ritual Live”, recebendo críticas positivas e despontando também em vendas, porém algumas canções foram retiradas do material já que elas pertenciam ao Angra, e por motivos jurídicos os músicos do Shaman não podiam executá-las.
Em 2004, o quinteto tocou ao lado de um dos maiores nomes do Heavy Metal mundial, Iron Maiden. Na ocasião, os brasileiros foram a banda de abertura, tocando para um público estimado em 45 mil pessoas.
No mesmo ano, o grupo foi uma das atrações do Festival Rock The Planet, onde dividiram o palco com os brasileiros do Viper, Kotipelto (banda) e Edguy, o headliner na ocasião.
Algumas informações acerca do disco e banda:
- *Em 2002, a música “Fairytale” foi escolhida para integrar a trilha sonora da novela “O Beijo do Vampiro”, exibida pela Rede Globo de televisão. Só para ilustrar, tal feito fez com que o Shaman se tornasse a primeira banda de Heavy Metal brasileira a ter uma música veiculada em uma novela exibida em horário nobre.
- Assim como “Fairytale”, a música “Innocence” também tornou-se single (o segundo) extraído do disco. Ambas, foram contempladas com seus respectivos videoclipes.
- *”Ritual” figura na lista dos “100 Melhores Álbuns de Power Metal de Todos os Tempos”, segundo avaliação dos leitores do Metal Storm (metalstorm.net).
- O disco conta com algumas participações especiais. Entre elas: Tobias Sammet (Edguy), Sascha Paeth (Avantasia), Marcus Viana, Derek Sherinian (ex Dream Theater), Ademar Farinha, assim como Miro (ex Kamelot, Vanden Plas)
- *Em 2015, o álbum ganhou relançamento contendo 04 faixas bônus.
- *Após a morte do vocalista André Matos em junho de 2019, a banda oficializa Alírio Neto (ex Khallice, ex-Age of Artemis, etc) como a nova voz do Shaman.
- *O novo trabalho intitulado “Rescue” foi lançado no dia 18 de maio de 2022. O disco conta com 12 faixas e marca oficialmente a estreia de Alírio. O disco foi lançado via King Records.
Aos amantes do bom e velho Heavy/Power/Melodic Power Metal… Vale a pena ouvir de novo.
Integrantes:
- Andre Matos (vocal, piano)
- Hugo Mariutti (guitarra)
- Luis Mariutti (baixo)
- Ricardo Confessori (bateria)
Convidados especiais:
- Tobias Sammet (Edguy, Avantasia): (vocal)
- Marcus Viana (violino)
- Derek Sherinian (ex Dream Theater): (teclado)
- Ademar Farinha (instrumentos de sopro)
- Sascha Paeth: (Avantasia): (guitarra)
Faixas:
- 1.Ancient Winds
- 2.Here I Am
- 3.Distant Thunder
- 4.For Tomorrow
- 5.Time Will Come
- 6.Over Your Head
- 7.Fairy Tale
- 8.Blind Spell
- 9.Ritual
- 10.Pride
Faixas Bônus (Relançamento 2015)
- 11.Time Will Come (Demo)
- 12.Here We Go (Demo de “For Tomorrow”)
- 13.Blind Shell (Demo de “Blind Spell”)
- 14.Be Free (Demo de “Freedom”, lançada posteriormente no álbum Immortal)
Redigido por: Geovani “Simmons” Vieira